Pular para o conteúdo principal

Dominique Wolton analisa a comunicação na era digital

Marcos Moura


Os veículos de comunicação continuarão coexistindo como nos dias de hoje. A afirmação é do francês Dominique Wolton, doutor em sociologia e diretor do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em Paris. O pesquisador foi o convidado principal do debate ‘Elogio dos meios de comunicação: séries e criação de universos concomitantes’, dentro do VII Encontro Internacional de Televisão. O evento foi realizado na manhã de sexta-feira, 13 de novembro, no teatro Arte Sesc, no Rio de Janeiro.

Com a experiência adquirida em três décadas de pesquisas na área, Wolton não acredita que a televisão desaparecerá por conta da capacidade da internet em aglutinar funcionalidades.

“Há 30 anos ouço que a televisão vai morrer. Temos quatro e meio bilhões de aparelhos de TV em todo o mundo. A TV segue sendo o grande veículo de massa e segue confiável em todos os lugares. A TV bem-feita representa todas as classes, é um elo entre as pessoas. Cria uma cultura média, ligando meios sociais diferentes e fazendo todo mundo compartilhar”, disse o pesquisador, que comanda o Laboratório de ‘Informação, Comunicação e Implicações Científicas’ do CNRS. Ele citou a Rede Globo como um exemplo a ser seguido em todo o mundo.

“Interesso-me pelo caso da Globo, que tem uma força esmagadora no Brasil, mas tem muita qualidade. É dominante, tem o monopólio, mas integra serviços públicos e é sensível à sociedade”, falou.

Wolton não tem dúvidas de que os veículos de comunicação que dispomos hoje continuarão existindo. O estudioso critica os que afirmam que a internet será dominante e que a convergência levará ao desaparecimento dos aparelhos de TV. “O homem se comunica tão mal que há 130 anos cria novas técnicas de comunicação. E nenhuma delas foi destruída nessa evolução. Existia o livro, criou-se a imprensa, o rádio, a televisão, a internet... O que temos hoje é um empilhamento de técnicas. Dizer, por exemplo, que o livro morrerá é uma burrice tecnológica. O livro estará presente no ambiente digital, mas continuará existindo no papel. Temos a necessidade do toque. A TV existe há 70 anos, e é muito pouco tempo para dizer que acabou como técnica de comunicação”, explicou.

O sociólogo confere uma parcela de culpa aos intelectuais pela teoria de que a TV será extinta para triunfo da internet. “Os intelectuais detestam mídias de massa, apesar de gostarem de aparecer nelas. Eles supõem que o público da TV é idiota, é um receptor passivo e manipulável. Eles se consideram superiores porque criticam, enquanto o público, não. Hoje, se busca reduzir a mídia de massa em busca da mídia individualizada. Fala-se do sucesso da internet justamente porque a inteligência estaria na lógica da demanda, enquanto, na TV, está na da oferta, da passividade”, salientou.

Wolton também fez um paralelo entre televisão e democracia. “Muitos falam que não gostam da TV, mas não vivem sem ela. Criticar um programa não quer dizer criticar a TV. É como a democracia, que é cheia de falhas, mas não há coisa melhor do que ela”, ponderou, assinalando na sequência o que considera falta de respeito pela “cultura de televisão”.

“O cinema é respeitado justamente por causa da ‘cultura cinematográfica’. A TV precisa ter sua cultura respeitada, afinal de contas, é uma cultura de 70 anos. Por exemplo, apesar das imagens da TV estarem em outras plataformas, é a cultura de TV que as produz, e não a informática ou as telecomunicações”, argumentou.

O constante avanço tecnológico também foi abordado pelo pesquisador, que acredita, no entanto, que as funções elementares de cada veículo continuarão a ser dominantes. “No futuro, poderemos fazer tudo pelo celular. Mas ele continuará sendo essencialmente um meio para a comunicação entre as pessoas. A maior importância dele continuará sendo as pessoas dizendo para as outras ‘onde você está?’ ‘o que está fazendo?’, ‘te amo’, ‘beijos’”, completou.


* texto muito bom sobre a discussão da permanência das mídias antigas no atual contexto da comunicação.

Danielly Cabraíba

** texto disponível no portal Nós da Comunicação em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=271&tipo=R

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc