"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala.

A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui.

Abs,

Dani Cabraíba


DO QUE AS MULHERES GOSTAM



INTRODUÇÃO

No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente.

A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam mais fáceis para ele após um acidente doméstico, onde ele acorda no dia seguinte e percebe que é capaz de ouvir tudo que as mulheres pensam e sentem.

Primeiramente ele passa a usar de seus poderes para agradar a sua chefe Darcy McGuirre, interpretada pela atriz Helen Hunt. Motivado pelo seu poder, ele começa a roubar as idéias da sua chefe querendo levar vantagem nas campanhas e desafios da empresa, mas as coisas mudam quando ele percebe que está totalmente apaixonado por Darcy.

DESENVOLVIMENTO

1. O que é Mercadologia?

É o conjunto de atividades que visam orientar o fluxo de bens e serviços do local onde são gerados para os consumidores ou usuários. Em sentido mais restrito, é o conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado presente e potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas. Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, a mercadologia tem importância secundária, mas quando a empresa produz para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto.

1.1 Mercadologia

Diante do fenômeno da globalização, as organizações estão mudando os seus princípios, inovando, buscando novas tendências mercadológicas e tecnológicas tornando seus serviços obsoletos muito rapidamente e focam a inovação. Para tal mudança comportamental exige-se muito conhecimento, competitividade e atuação de altos executivos e dos demais colaboradores da organização. O envolvimento neste processo requer liderança para lidar com um ambiente totalmente volátil, controlar recursos humanos motivando-os sem gerar apreensão que é causada em todo momento de mudanças.

A crescente evolução mercadológica faz com que os profissionais ligados à produção e comercialização de qualquer produto, acompanhem este desenvolvimento. Dentro das organizações não é diferente, pois os profissionais estão constantemente em busca de informações que possam valorizar ou promover crescimento em todos os níveis. Baseado em Abraham Maslow, em seus estudos da Teoria da Motivação Humana, podemos claramente identificar no personagem de Mel Gibson sua busca pela auto-realização, um cargo de chefia em seu departamento, no caso, o de criação de uma grande agência de propaganda. Esse é o agente motivador deste profissional que depois de superar as necessidades primárias, que agrupa as fisiológicas e de segurança, na Pirâmide de Maslow, passando às secundárias, sociais e estima, enfim o personagem busca o topo da pirâmide.

1.2. Comportamento do Consumidor

Os consumidores compartilham modelos mentais que determinam como percebem os produtos, as marcas e as empresas.

No filme, Mel Gibson ganha poderes e passa a ouvir os pensamentos de todas as mulheres. Aquilo o perturba de tal maneira que ele procura ajuda de uma mulher, psicóloga, que o responde: “Se os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus, então você fala venusiano.” essa conversa se resume a uma só coisa: a linguagem. Não se trata apenas do quê você diz, mas de como você fala. Entender o consumidor é essencial para que você saiba a forma de falar com ele e aí, sim, convencê-lo, surpreendê-lo na língua dele, de que seu produto vale a pena.

1.3 Pesquisa de Mercado

Uma agência de propaganda se destaca com a capacidade de criação de seu pessoal, o que determinamos como capital humano. Entretanto é com a prospecção que obtém o crescimento financeiro desejado e isso normalmente está a cargo do pessoal de atendimento desta agência. Logo que assume o cargo, a nova diretora de criação estabelece um trabalho em grupo, que estimula a atividade interpessoal proporcionando o estímulo da criatividade através de uma visão enquanto consumidor. O filme oferece ainda percepções preciosas e incomuns, tanto a respeito da maquiagem psicológica das mulheres consumidoras, quanto dos dados demográficos que qualquer pessoa que trabalhe no mercado precisa saber para ter condições de executar estratégias de marketing nesse desafiador ambiente econômico.

“Quando conseguirmos entender a visão de valor que o consumidor desprende para com o produto, podemos oferecer exatamente o que ele quer”.

A mulher é responsável pela maioria das compras em uma grande parte do mundo. Justamente no momento em que os executivos conseguiram compreender a tecnologia, descobrem que há ainda outra habilidade de que irão precisar: compreender as mulheres. Isso nem sempre é fácil, como foi visto no filme. O sexo é o determinante mais poderoso de como a pessoa vê o mundo e tudo que ele contém. É mais forte que idade, renda ou raça.


1.4 Marca e Posicionamento

Ainda explorando a história, neste filme a busca por um cargo de chefia por parte de Nicky Marsal, personagem de Mel Gibson, desencadeia uma série de ações que modifica todo o ambiente organizacional da agência.

O marketing pessoal está presente em cada cena do filme, podendo mencionar o thriller mostrando a história de vida de seu personagem principal, bem como na apresentação da nova diretora de criação da agência como ganhadora do principal prêmio da categoria. Pode-se aplicar este exemplo e outros, onde ações de marketing são desenvolvidas no decorrer da história com destaque para a capitação de novos clientes.

1.5 Segmentação

Niky, personagem de Mel Gibson, foi buscar entender o universo feminino e depois de um acidente passa a ouvir os pensamentos, exatamente dos consumidores que deseja atingir.

A partir do momento que ele se entrega ao mundo feminino, mesmo que em conseqüência de seu acidente, tudo fica mais fácil, pois ele se envolve com os problemas, dúvidas e principalmente passa a entender as verdadeiras necessidades das mulheres, isto faz com que ele tenha idéias inovadoras para conquistar o seu objetivo através do planejamento estratégico.

Após o acidente o ator acorda com a capacidade de escutar os pensamentos femininos e começa a agir, conforme seus pensamentos. Na realidade, como esse dom não acontece, o líder deve utilizar seus conhecimentos para alcançar os objetivos propostos pela organização. O líder deve renunciar o papel autoritário e desvendar seus olhos diante da nova tendência, na qual se confronta com as diversas situações da organização.

O foco no cliente, redirecionado para o público feminino, a pesquisa de marketing, como instrumento para o desenvolvimento das peças publicitárias. O levantamento das necessidades dos stakeholders e a modificação nos padrões de relacionamento com os clientes internos e externos para aproximar dos objetivos da organização, o conceito da história é a busca pela compreensão do que se passa com o nosso consumidor, para isso devemos entender seu comportamento.

No filme percebe-se que o ator busca a todo instante estabelecer regras para melhor entendimento e compreensão do comportamento dos consumidores. A necessidade de captação de novos clientes se dá a partir da estratégia de crescimento financeiro, que permiti manter custo com um investimento em material humano sendo possível produzir mais. No filme, A necessidade de identificar a segmentação de mercado com foco no cliente de sexo feminino foi o que determinou a contração de uma diretora de criação. O diretor presidente da Agência de Propaganda Sloan Curte, discursando na apresentação de sua nova diretora de criação Darcy Maguiret, interpretada por Heln Hunt, além de destacar a capacidade de liderança de sua nova contratada o executivo cita a empresa como destaque nas ações estratégicas no ramo que atua.

O constante crescimento do consumo de bens e serviços pelo público feminino é um fenômeno muito discutido, e ainda sem final determinado, tem oportunizado faturamentos recordes das empresas que optaram pelo foco neste público.

1.6 Mix Mercadológico

Em tempos, a organização tornou-se uma empresa mais flexível, com redução dos seus níveis hierárquicos, assim é vital que a organização almeje alinhar sua cultura ao novo contexto, sobretudo procure estabelecer mudanças necessárias como resposta imediata a esta solicitação do mercado, abrindo portas para a comunicação direta e para o trabalho em equipe, proporcionando maior envolvimento dos colaboradores e criando uma cultura organizacional voltada às necessidades da empresa. Empresas com este modelo obtém resultados multidisciplinares caracterizando-se pelo domínio do conhecimento e não exclusivamente pelo poder de autoridade.


A busca da excelência se sobressai quando é embasada no comprometimento dos líderes e de seus colaboradores.


1.7 Tangibilidade

No final do filme, o ator começa a entender melhor sobre a intimidade das mulheres e começa a modificar seu estilo de vida. No contexto atual, o líder deve entender sobre todo o processo que concerne o ambiente onde está inserido e modificar algumas atitudes que não estiverem sendo benéficas para o sucesso organizacional. Se o seu estilo de trabalho não for condizente com o que o mercado precisa, deve desenvolver habilidade e buscar melhorias para melhor desempenho de suas funções.

Pode-se perceber esta insegurança e apreensão do ator, pois no momento em que surge uma nova chefe com idéias totalmente contrárias aos seus princípios, interesses e valores, ele se sente ameaçado, mesmo porque ele entende que ela roubou o cargo que seria para ele.

CONCLUSÃO

Para acompanhar as constantes mudanças no mercado, é premente a adesão de estratégias de desenvolvimento que sejam eficazes na solução de questões que se deparam diante da emergência deste novo cenário. Os resultados mais relevantes do presente trabalho referem-se à estreita interligação e interdependência entre a comunicação interna, a cultura organizacional e os processos de mudança na vida das organizações. Portanto, ações que envolvam qualquer uma dessas variáveis deverão levar em conta as demais. A sustentabilidade organizacional somente será alcançada se as ações dos líderes forem fundadas em fatores articulados de decisões, estratégia, competência, ação e planejamento. Neste contexto, a importância do líder na eficácia dos resultados de uma organização ganhou, nas últimas décadas, grande relevância.


O desenvolvimento do trabalho levou à constatação de que o planejamento e gestão são fatores-chave no sucesso dos negócios reforça a cultura organizacional e impulsiona os processos de mudança. À medida em que a capacidade de mudança se configura como uma condição para que as empresas mantenham ou alcancem a vantagem competitiva, e que esta capacidade depende dos executivos, líderes e de seus colaboradores, devemos considerar o impacto entre as inovações e ao novo modelo de administrar. Uma organização que possua uma cultura organizacional aberta e orientada para a mudança, além de se tornarem mais ágeis e eficazes, terá maior facilidade em se renovar, criar, inovar e acompanhar as tendências de ponta.


Concluiu-se que, com o objetivo de conciliar os interesses das empresas e de seus líderes devem cada dia buscarem o trabalho em equipe com liderança, confiança, motivação e comprometimento. A soma dos interesses individuais será justamente o interesse coletivo representado pela missão da organização como instrumento produtivo. De acordo com o filme, nota-se na história correlacionada com nossos estudos que os objetivos foram atingidos. Recordamos que no início do filme durante a posse da nova diretora da agência, o diretor d empresa objetivou a captação de novos clientes o que aconteceu. Um dos principais objetivos seria trazer de volta o orgulho de ter uma visão estratégica diferenciada dos concorrentes. Uma visão holística dos acontecimentos que experimentamos no filme Do que as mulheres gostam.

Um comentário:

jacques disse...

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