Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional das Relações Públicas

Gente tenho o MAIOR ORGULHO DE SER RELAÇÕES PÚBLICAS, e comemoro o dia 02 de dezembro com muito gosto.



PARABÉNS AMIGOS RRPP!!!


Dani Cabraíba



Que dia é hoje?



Que dia é hoje? Hoje é dia 2 de dezembro. No calendário geral de datas comemorativas verifica-se que no dia 2 celebra-se o dia Internacional para Abolição da Escravidão (ONU) (1949); do Advogado Criminalista, da Astronomia, da Pátria dos Emirados Árabes Unidos (1971), Nacional do Samba, do Sambista, do Pan-Americano da Saúde, do Cronista Esportivo, do Serviço de Saúde da Aeronáutica, da Santa Viviana, de São Cromácio, do nascimento de D. Pedro II (1825), e, em especial, no dia 2 dezembro é o Dia Nacional das Relações Públicas.

Por que eleger o dia 2 dezembro? Qual teria sido a origem dessa data? Teria sido por causa do primeiro curso de Relações Públicas no Brasil? Teria sido pela regulamentação da profissão? Ou, ainda, teria sido em virtude do primeiro livro brasileiro sobre relações públicas? Até poderia ser. Mas o primeiro curso de Relações Públicas no Brasil foi implantado na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 15 de junho de 1966. A divulgação do Decreto n° 63.283, em 26 de setembro de 1968, regulamentou a Lei n° 5.377/67, de 11 dezembro de 1967, que regulamentou a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Relações Públicas. Já o primeiro livro foi publicado em 12 de setembro de 1962, em São Paulo, por Cândido Teobaldo de Souza Andrade, com o título “Para Entender Relações Públicas”.

A escolha de uma data é sempre representativa em relação a uma categoria profissional, a um fato marcante na vida de um país, de um Estado, até mesmo um acontecimento que lembre um momento histórico, por exemplo. O dia 2 dezembro, é o Dia Nacional das Relações Públicas, instituído e sancionado pelo Decreto-Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1984. O autor do Projeto de Lei da Câmara n° 75, de 1980, foi o deputado e sócio da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), Divaldo Suruagy. Essa data estabelecida é declarada em função do Patrono Nacional das Relações Públicas, Eduardo Pinheiro Lobo, nascido em Penedo, Estado de Alagoas, em 2 dezembro de 1876, e falecido em São Paulo, 15 de fevereiro de 1933. Lobo ficou conhecido como o “pai das relações públicas” por ter sido o primeiro no Brasil, em 1914, a criar e gerenciar um departamento de Relações Públicas na The São Paulo Tramway and Power Co. Limited, a Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth. Publicou em 30 de janeiro de 1914 o “Aviso Geral” que criava o Departamento de Relações Públicas da empresa, setor especializado para cuidar do relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes. Redigiu o aviso em inglês, como era usual na época e por se tratar de uma companhia canadense, mas destaca-se que Relações Públicas foi escrito em português, e talvez também tenha sido essa a primeira vez que a palavra foi escrita em português no Brasil. O documento pode ser considerado como a “certidão de nascimento das Relações Públicas no Brasil” e foi assinado por W.G. MacConnel, o então assistente do Superintendente Geral daquela companhia.

Há 25 anos o “Dia Nacional das Relações Públicas” faz parte das comemorações de entidades de classe, professores, acadêmicos e profissionais. O curso de Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí, pioneiro no Estado de Santa Catarina, criado em 1997, expressa por várias ações de divulgação a comemoração dessa data, pois considera importante legitimar a profissão e solenizar a data.

Mas, o mais formidável, é que nesse dia, em todo o território nacional, profissionais se abraçam, cumprimentam e parabenizam-se com objetivo de legitimar e dar visibilidade e credibilidade à profissão de Relações Públicas.

João Carissimi,
relações-públicas, Conrerprssc nº 969

disponível em:
http://rpnarede.wordpress.com/2010/12/02/dia-nacional-das-relacoes-publicas-3/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...