Pular para o conteúdo principal

O Atendimento ao cliente X A Comunicação interna

Mais um texto muito interessante do site da Aberje sobre comunicação empresarial, com uma referência bibliográfica muito interessante.

*Alan Bastos
Jornalista e Relações Públicas
Especialista em Comunicação Organizacional
Assessor de Imprensa do Porto do Rio Grande


O cenário atual traz cada vez mais desafios, estamos na época do declínio do poder da marca, da diminuição das diferenças tecnológicas entre os produtos, e principalmente da grande concorrência, onde os clientes estão mais informados, sofisticados e exigentes. Nesta contextualização o serviço de atendimento ao cliente deixou de ser opção ou um diferencial empresarial para tornar-se o principal. Atender os clientes torna-se uma função de toda a organização e não apenas dos representantes comerciais ou do marketing. Assim, as empresas tiveram que se focalizar no cliente, criando primeiramente uma estrutura interna que ligue todas os seus funcionários, em todos os níveis, direta ou indiretamente aos clientes. Além disso, as organizações tiveram que prestar maior atenção ao seu público interno, mantendo com eles uma comunicação mais eficaz, "onde as informações, tanto passadas pela empresa aos funcionários ou pelos funcionários a empresa, tornaram-se de grande valor para a prestação de um bom atendimento". Conforme LAPASTINA (2002), [...] "nenhuma empresa pode trabalhar bem com seu cliente se antes não conhecer bem a si própria. Ou traduzindo: para poder ser uma empresa voltada para o mercado, o foco precisa ser, antes de mais nada, interno".Cada vez mais, os empresários tomam consciência de que a relação colaboradores e clientes é de relevante importância para o sucesso ou insucesso da empresa neste mercado de economia aberta. Uma outra constatação evidenciada é que tão somente a qualidade dos produtos, as instalações modernas, mídia em propaganda, os uniformes impecáveis dos colaboradores, a marca ou até mesmo a criação de um departamento especializado em atendimento/vendas não serão suficientes ou necessários ao encantamento de clientes, se o relacionamento humano, diferencial maior da empresa na modernidade, não estiver funcionando em toda sua capacidade.
Na atualidade atender o cliente não é mais ter o produto disponível na prateleira, a sua marca preferida ou qualidade. Hoje esses valores são obrigatoriedade de qualquer empresa, pois apenas atendem as expectativas básicas dos clientes. Assim, outros fatores assumem grande importância na disputa de clientes, tais como: flexibilidade, consistência, confiabilidade, pontualidade e presteza nas entregas; facilidade de fazer negócio e permitir contatos; suporte pós-venda; repostas rápidas e consistentes as demandas e reclamações. No entanto, para que esse novo diferencial de mercado torne-se realmente uma vantagem competitiva para a empresa deve existir uma comunicação eficaz, onde a adoção de uma política adequada de serviço ao cliente é prioritária, integrando todos os níveis, processos e departamentos da organização. Oferecer um serviço diferenciador ao cliente significa exceder as suas expectativas básicas. E para que isso ocorra um trabalho de comunicação interna centrado na informação torna-se fundamental, pois o funcionário para assumir responsabilidades ele deve estar bem informado. Por isso é importante que os indivíduos recebam as informações de que necessitam para desempenhar suas atividades e valorizar sua instituição.

A empresa que acredita em seus funcionários e mantém com eles um canal aberto de comunicação, tende a ter uma maior aceitação de seu público interno, o qual trabalha mais satisfeito obtendo sempre melhores resultados. Com esse processo o colaborador, adquire maior confiança na empresa mantendo com ela um fluxo maior de informações, que serão preciosas para um melhor atendimento ao cliente. Segundo LUZ (2002): "As empresas esquecem que a satisfação dos seus clientes externos passa antes pela satisfação dos clientes internos. Poucas são as que têm interesse em ouvir os seus clientes internos, em conhecer suas expectativas profissionais e pessoais, suas reclamações com relação ao salário; ao trabalho que realizam; à integração entre os diferentes setores da empresa; à supervisão que recebem de seus superiores imediatos e mediatos; à comunicação existente na empresa; à sua estabilidade; às suas possibilidades de progresso profissional; à disciplina; aos benefícios; às suas condições de segurança e higiene; ao processo decisório etc. Além de ouvir os seus funcionários sobre o que pensam em relação a essas variáveis internas, as empresas deveriam também conhecer a realidade familiar, social e econômica, em que os mesmos vivem. Só assim poderão encontrar outros fatores do clima organizacional que justificam a qualidade dos atendimentos".

A empresa voltada para o cliente deve ter esse conceito impresso em sua missão e explícito em seu modo de agir e de atender ao cliente. E uma das peças fundamentais para que este processo funcione é criar um clima de comprometimento com o funcionário, onde através de sua valorização, ele sinta- se responsável pelo sucesso ou fracasso da empresa. LUZ (2002) diz que: "Para o funcionário atender bem é preciso que saiba, que possa e que queira fazê-lo. Saber fazer é uma questão de conhecimento, habilidade ou atitude. Poder fazer é uma questão de ter e poder usar os recursos necessários. Querer fazer é uma questão volitiva que depende do estado de espírito, do ânimo, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho. Logo, o "querer fazer" está associado ao clima organizacional, que muitas vezes é onde encontramos as causas da má qualidade dos atendimentos". Assim, o clima organizacional, ao contrário do passado, transforma-se um dos responsáveis pelo desenvolvimento da empresa. Para que o clima organizacional seja positivo, um bom trabalho de comunicação interna deve ser feito, pois afinal os responsáveis pelo clima organizacional são todos os envolvidos no processo da empresa. Através de um trabalho de comunicação interna é possível criar um clima positivo, através da criação de canais diretos de informação entre todos os setores da empresa, respondendo aos funcionários suas questões e ouvindo suas sugestões e reclamações, adequando a organização para o seu melhor convívio. Para SANCHES ( 2002): "Mesmo os gastos com a comunicação interna sendo razoáveis (...), os resultados que as empresas estão obtendo ao investir nesse serviço são positivos e claros: funcionários satisfeitos, sentindo-se peças fundamentais em todos os processos da empresa e, em conseqüência, melhoria no atendimento ao cliente externo. (...) a política de comunicação interna tem se refletido em maior motivação, comprometimento pessoal e interação dos trabalhadores com os objetivos da organização.

Uma equipe desinformada e desconectada dos objetivos da empresa não consegue alcançar boa qualidade nos produtos e serviços e alcançar a satisfação do cliente. Se o trabalhador não conhece a organização na qual trabalha, fica difícil estabelecer metas e passar para os consumidores a imagem que deseja". Quando a empresa começa a perceber que seu diferencial são as pessoas, passa a haver preocupação com o desenvolvimento e o fortalecimento das relações entre elas. A partir do momento que o crescimento organizacional está atrelado à satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho, a criação de meios de comunicação começa a ser pensada de melhor forma. Sintonizar os funcionários, divulgando informações de caráter corporativo, visando reforçar as estratégias de negócio são os objetivos das empresas modernas. Por isso que Sanches (2002) ressalta que: "Os veículos de comunicação interna vêm ocupando espaço cada vez maior como um meio de manter o funcionário informado sobre tudo que acontece na organização. De notas sociais a questões econômicas, passando pelas campanhas de saúde e de educação básica, o objetivo maior das políticas de comunicação interna é despertar nos colaboradores o interesse pelos negócios da empresa e mantê-los informados sobre todos os passos e o caminho seguido pela organização nesta fase de globalização. Geralmente trabalhando em conjunto com a área de RH, que atua como parte importante no processo de comunicação interna por estar em contato direto com os colaboradores da organização, o departamento de Comunicação Interna tem ocupado lugar de destaque nas empresas".

No entanto, ainda existem empresas que não acordaram para o novo mercado e nem descobriram o valor e a importância da comunicação interna como instrumento estratégico no atendimento ao cliente. Conforme pesquisa da Fórum Corporation (apud RISSATO, 2002, Avaliar continuamente a satisfação dos clientes), Somente 15% dos clientes deixam de comprar por razões de qualidade técnica e outros 15% devido a preços. No entanto, 70% das decisões de não repetir uma compra não se devem ao produto ou ao preço, mas a algum momento na interação com um atendimento fraco em qualidade. Por isso, não basta apenas voltar os serviços ao cliente, é necessário antes de tudo manter uma comunicação eficaz com o público interno, para que eles tenham acesso as informações que terão grande valor para a prestação de um atendimento de qualidade ao cliente. Como já dizia Mário Persona "No atendimento ao cliente, a primeira impressão é a que fica". A segunda, a que vai embora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBRECHT, Karl. Revolução nos Serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. 6ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000. 254p.
ALMEIDA, Sergio. O Melhor sobre Clientes. São Paulo: Casa da Qualidade, 1997.
ANDRADE, Antonia. Ouvindo o cliente para mudar: buscando informações para construir vantagem competitiva. http://www.universidade.edu/html/cursos/graduacao/ admin/educacao/ouvintopnew.htm, 06/05/2002.
BOGMANN, Itzhak Meir. Ouvir a voz do cliente. http://www.geocities.com/marketingderelacionamento/SAC.html, 13/02/2002.___________. Marketing de Relacionamento. http://www.geocities.com/mba_marketing 2001/mkt_relac.htm, 13/02/2002.___________. A importância de fidelizar seus clientes. http://www.geocities.com/ma rketingderelacionamento/SAC.html, 24/04/2002.
BREGUEZ, Sebastião. A empresa precisa de comunicação. www.aberje.com.br, 03/05/2002.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: estratégias de comunicação o interna para empresas que buscam a qualidade e a competitividade. Porto Alegre, Comunicação Integrada Editores: 1995.
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller,1990. 265p.
COLOMBINI, Letícia. A arte de dar o recado. Você S.A., ano 2, n.17, novembro 1999, p. 66-69.
CORRADO, Frank M. A força da comunicação: quem não se comunica. São Paulo: Makron Books, 1994. 245p.
CORRÊA, Darcio. As Ferramentas do Marketing de Relacionamento. r, 13/04/2001.
CORRÊA, Tupã. A comunicação integrada nas organizações modernas: avanços e perspectivas no Brasil. Comunicação para o mercado. São Paulo: Edicom, 1995, 93p.
DAMANTE, Nara. O estado da arte da comunicação organizacional no Brasil. Comunicação Empresarial, ano 8, n. 31, 2º trimestre, 1999, p. 22 26.
FILHO, João Gonçalves. Atitudes básicas do atendimento. http://www. clientesa.com.br, 07/06/2001.___________. Cliente na empresa moderna. http://www.clientesa.com.br, 10/10/2001.
FILIAGE, Miguel Ângelo. O maior desafio das empresas: a comunicação interna. Gestão Plus, ano IV, nº 11. novembro de 1999, p. 20 21.
FUSCO, Solange. E a comunicação interna com isso? http://www.aberje.com.br/revista/ n35/ sextante.htm, 05/09/2001.
GALE, Bradley T. Gerenciando o valor do cliente µ criando qualidade e serviços que os clientes podem ver. São Paulo: Pioneira, 1996.
GOMES, Maria Teresa. Entenda as estrelas do guia. Exame As melhores empresas para você trabalhar, ano 33, n. 17, ed 695, p. 48 49.
GRÖNROOS, Chistian. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 377p.
KUNSCH, Margarida Krohling. As organizações modernas necessitam de uma comunicação integrada. Mercado Global, 2º trimestre, 1997, n. 102, p. 21.___________. Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. 247p.___________. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
LAGO, Alfredo Posse. O verdadeiro foco no cliente. http://www.clientesa.com.br, 16/01/2000.
LAPASTINA, Sérgio. A empresa voltada para o cliente focada nela mesma. http://www.aberje.com.br, 24/05/2002.
LUZ, Ricardo Silveira. A qualidade do atendimento e o clima organizacional. www.gestaoerh.com.br/visitante/artigos/gead_011.php, 06/05/2001.
MACHADO, Christianne. Há sempre um jeito de atender bem. http://www.clientesa. com.br, 22/07/2001.
MARCHIORI, Marlene. Organização, Cultura e Comunicação: elementos para novas relações com o público interno. São Paulo, 1995, Dissertação (Mestrado), Escola de Comunicações e Artes - USP, 83p.
MARINHO, Patrícia. O que pensa o consumidor quando o assunto é fidelidade. http://www.relacione-se.com.br, 14/08/2002.
MOREIRA, Carlos Henrique. Clientes para sempre, esta é a meta. www.kmpress. com.br/c0922a2a.htm, 07/06/2002.
MOTTA, Licinio. Fidelização não vem da promoção. http://www.new-marketing.com.br, 14/08/2000.
MOUTELLA, Cristina. A Excelência da Surdez nos Relacionamentos com Clientes. http: www.portaldomarketing.com/Artigos/A%20excelencia%20surdez.htm.13/08/2002.___________. Foco no Cliente: Estratégia de Fidelização. http://www.portaldo marketing.com/Artigos/A%20excelencia%20da%20surdez.htm. 05/09/2002.___________. Quanto vale o cliente. http://www.clientesa.com.br, 05/02/2002.
MEDEIROS, Charles Magno. Novas relações com os clientes. http://www.aberje.com.br/arti go/clipping/clip20.htm, 06/05/2002.
NASSAR, Paulo; BERNARDES, Roberto Carlos. Comunicação estratégica. Amanhã, junho, 1998, p. 59-61.
NASSAR, Paulo. Comunicação interna, instrumento estratégico. http://www.interface comunicacao.com.br/noticias/dica13.htm , 05/06/2001.
NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995. 92p.
NEVES, Roberto Castro. Imagem empresarial: como as organizações (e as pessoas) podem proteger e tirar partido do seu melhor patrimônio. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. 313p.___________. Imagem Empresarial. Rio de Janeiro: Agir, 1974. 332p.
PENTEADO, José Roberto Whitaker. Relações Públicas nas Empresas Modernas. São Paulo, Pioneira: 1993.
PERISCINOTO, Alex. A evolução de uma ferramenta estratégica. Estudos Aberje 1. São Paulo: Aberje, 1998, p. 16.
PERSONA, Mário. A Comunidade de relacionamentos de negócios. www.widebiz.com.br, 05/07/2001.
PILARES, Nanci Capel. Atendimento ao cliente recurso esquecido: o recurso esquecido. São Paulo: Nobel, 1989. 87p.
PINHO, José Bendito. Propaganda Institucional: usos e funções em Relações Públicas. São Paulo: Summus Editorial, 1990. 166p.
REVISTA MONTANDON & DIAS. Cliente a importância de um bom atendimento.São Paulo: Qualidade, 2002. 12p.
RISSATO, Marcelo. Avaliar continuamente a satisfação dos clientes. http://www.clientesa. com.br, 18/08/2002.
RODRIGUES, Sueli. O valor-cliente na era do conhecimento. http://www. clientesa. com.br, 14/09/2001.
SANCHES, Cristina. Esforço para manter o funcionário informado e envolvido com a empresa. http://www.gestaoerh.com.br/visitante/artigo/cmmk_002.php, 06-05-2001.
SEWELL, Carl, Brown Paul B. Brown. Clientes para sempre µ como o atendimento em algumas concessionárias da GM consegue transformar compradores ocasionais em clientes freqüentes. São Paulo: Harbra, 1993.
SHANCHES, Cristina. Esforço para manter o funcionário informado e envolvido com a empresa. www.gestaoerh.com.br/visitante/artigos/cmmk_002.php, 06/05/2002.
SILVEIRA, Mauro. Você está preparado para mudar? Você S. A. ano 2, n. 14, agosto de 1999, p. 82 86.
TAURION, Cezar. Como consolidar o relacionamento com o cliente? http://www. clientesa.com.br, 29/04/2000.___________. Todo o cliente continua sendo rei? http://www.clientesa.com.br, 27/07/2002.
VILHENA, João Batista. Por que as empresas precisam ter foco nos clientes. , 07/05/2002.
ZANETTI, Eloi. O Encantador de Clientes. http://www.aberje.com.br. 03/05/2002.
WHITELEY, Richard. A empresa totalmente voltada para o cliente µ do planejamento à ação. Rio de janeiro: Campus, 1992.
WHITELEY, Richard, HESSAN, Diane. Crescimento orientado para o cliente µ cinco estratégias comprovadas para criar vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
WING, Michel J. Como falar com seus clientes µ o que eles têm a contar sobre a sua empresa quando você faz perguntas certas. Rio de janeiro: Pioneira, 1999.
YUNES, Alberto Wagner. Efeitos da Globalização na Administração de Seres Humanos. O Globo. Rio de Janeiro: 1º/ JAN./ 1998, Cad. B, p. 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Bancos enfrentam desafio de criar redes sociais para funcionários

Claudiney Santos Conectar 120.770 funcionários, 5.103 agências e 1.637 postos de atendimento bancários em 23 países, em todos os continentes são alguns dos números que dão uma idéia do projeto da rede colaborativa que o Banco do Brasil está desenvolvendo. A informação é de Alberto Luiz Gerardi, executivo do banco estatal, que participou do painel sobre Plataforma Corporativa de Colaboração, nesta quinta-feira, 16, no Ciab 2011, congresso e exposição de tecnologia da informação das instituições financeiras, que acontece em São Paulo. Ele explica que, no passado, a rede estava baseada em um sistema de correio desenvolvido em software Natural e banco de dados Adabas, com uma interface de texto em terminal IBM 3270, com a qual os funcionários estavam acostumados, o que fez com que houvesse certa reação quando da adoção de uma nova plataforma de colaboração, que oferece mais recursos e interatividade. De acordo com Gerardi, a rede colaborativa do BB tem o objetivo de compartilhar conhecimen

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor