Pular para o conteúdo principal

A união Marketing e Relações Públicas por um novo modelo de Comunicação

Texto sincero e bastante pertinente sobre Relações Públicas e Marketing que Leo Bragança postou no dia do RP (02.12) no site www.comuncacao.etc.br

Segue, espero que gostem tanto quanto eu.



Entrei na faculdade como postulante a redator publicitário. Criava peças para portifólio sem parar, estava alucinado com o momento que a publicidade brasileira vivia, reconhecimento internacional, mercado carioca respirando bons ares, tudo muito lindo. Até que a vida me joga no RH de uma multinacional para cuidar de comunicação para o funcionário. Textos chatos, quadros de aviso de feltro verde e uma infinidade de vícios corporativos desprezíveis, como este que dá nome ao blog (por ironia, claro).

Esse desafio me distanciou do mercado publicitário e me fez olhar a comunicação de modo mais aberto, com mais possibilidades. Para aumentar de vez essa visão, tive a oportunidade de conhecer o Marcio Rolla, super profissional de comunicação, em um curso do Senac. Marcio tinha acabado de revisar o livro “A Queda da Propaganda”, do sempre polêmico Al Ries, e me indicou a leitura. O livro trata da importância da mídia espontânea e o quanto a propaganda tradicional não consegue mais tanto efeito em persuadir as pessoas. Estamos falando em 2003 ainda, ou seja, pouco antes da explosão das redes sociais. E o curioso é que o livro fala muito pouco em internet.

Mas já que falamos nela, a internet está mudando completamente o modo com que nos comunicamos e também como queremos nos relacionar com as empresas e suas marcas. Não é mais na propaganda da TV que eu e você vamos nos manter fiel à uma marca. Pelo contrário, isso hoje é muito vulnerável pois com as redes sociais temos “potencial de voz” igual à das empresas. E vai se dar bem nesses novos tempos quem conduzir ações estratégicas, no momento certo, para o público certo, pelos meios certos. Tudo muito óbvio? Concordo, mas por que então as empresas não estão tomando este caminho?

O profissional de RP sempre foi colocado no final da lista de prioridades da comunicação. Era o cara do press release e do álbum de clippings. Também pudera, a única forma de conseguir publicidade gratuita era pela mídia de sempre (TV, rádio, jornais etc.). Daí o marketing voltava-se à propaganda apenas, ficando de costas para RP. O resultado disso é esta chuva diária de slogans, mensagens de “compre agora” e “ligue já”, que até já tiveram efeito. Hoje não mais.

E quem mudou isso? Ele, o então esquecido profissional de RP. Aqueles milhões investidos em relacionamento com a mídia passou a ser direcionado para trabalhos direcionados, mais comprometidos com resultados e muito menos com oba-oba. A internet possibilitou e muito esta mudança, com o trabalho de otimização da marca pela rede, das mais diferentes formas. Sempre usando a tecnologia como ferramenta, claro. Tem muita gente fazendo bobagem por aí, colocando a tecnologia como o diferencial, enquanto o grande diferencial continua sendo o ser humano, pois é ele quem opera tudo isso.

A união marketing e RP trouxe autenticidade à comunicação. O espaço para truques e mentiras é cada vez maior. Mais: De forma livre e espontânea. Sempre dou o exemplo do site Coma com os Olhos, porque ele é retrato de algo que sempre vimos na nossa cara, mas só agora estamos dando conta. A publicidade sempre nos fisgou. Sempre nos mentiu. Hoje temos regulações diversas, mas há um tempo atrás a publicidade nos vendeu o cigarro como algo bom, que nos ofereceria personalidade. Estou falando de um rolo de toxinas. De algo que mata. A propaganda mente. Nos chama ao “mundo de Marlboro” sem nenhuma responsabilidade do que o produto anunciado pode fazer por nós.

A comunicação do futuro é aquela que nos oferece meios de pensar. Pensar inclusive se aquela empresa de menor porte, que está fazendo uma ação redonda de mídia espontânea, não pode conquistar um lugar em nossa mente do que aquela que por anos e anos trovejou em nossas cabeças com publicidade. Até o branding entrou neste barco. O case da marca Oi é um grande exemplo. Pra que ser apenas uma marca de serviços de telecomunicações? A Oi aproxima sua marca de inúmeras ações culturais e já experimentou até entrar em nosso guarda-roupa, em parceria com a marca Sandpiper. Acredito que tenha sido uma ação pontual, mas válida. Foge da propaganda, do habitual, do “ser mais um”.

A nova comunicação veio para oferecer novas possibilidades e negócios para as empresas. As relações públicas se tornaram realmente públicas, pois antes eram focadas na mídia. Os profissionais de comunicação que terão destaque daqui para a frente, em especial os publicitários, terão que deixar de lado seus prêmios e egos para se preocupar com a comunicação e direta com seu público. Não importa a ferramenta. Hoje são os blogs, o Twitter, mídias digitais diversas. Amanhã pode mudar tudo isso, ser criado um novo modelo, o tal “3.0” que alguns apressados já denominaram. Com o profissional de marketing trazendo a criatividade que sempre amparou a propaganda e o relacões públicas trazendo seu foco em pessoas, a comunicação tem muito a ganhar. Parabéns aos profissionais de RP. Sem vocês, a comunicação mercadológica já teria entrado em descrédito.

Comentários

Tenório disse…
É complicado essa união pq no mercado atual essas "fusões" deixam meio q confuso a função de kd um dentro das próprias empresas. O pessoal de RH reclama q o pessoal do MKT quer cuidar das pessoas no PDV e não do PDV. Os publicitários reclamam q saun usados apenas como ferramenta do pessoal de MKT q não aprovam seus trabalhos. A publicidade não é uma ferramenta do MKT??? Nossa e agora tbm tem marketeiro querendo ser relações públicas! Qual o verdadeiro lugar de cada um??? RP e comunicólogos ao invés de unirem-se "brigam" querendo ter mais espaço. Empresas estejam atentas para poder ganhar...
Dani Cabraíba disse…
Vai ser sempre complicado esse negócio de divisão de áreas mas com bons profissionais de comunicação trabalhando juntos, acredito que não tem por que confusão...Valeu pelo comentário!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Bancos enfrentam desafio de criar redes sociais para funcionários

Claudiney Santos Conectar 120.770 funcionários, 5.103 agências e 1.637 postos de atendimento bancários em 23 países, em todos os continentes são alguns dos números que dão uma idéia do projeto da rede colaborativa que o Banco do Brasil está desenvolvendo. A informação é de Alberto Luiz Gerardi, executivo do banco estatal, que participou do painel sobre Plataforma Corporativa de Colaboração, nesta quinta-feira, 16, no Ciab 2011, congresso e exposição de tecnologia da informação das instituições financeiras, que acontece em São Paulo. Ele explica que, no passado, a rede estava baseada em um sistema de correio desenvolvido em software Natural e banco de dados Adabas, com uma interface de texto em terminal IBM 3270, com a qual os funcionários estavam acostumados, o que fez com que houvesse certa reação quando da adoção de uma nova plataforma de colaboração, que oferece mais recursos e interatividade. De acordo com Gerardi, a rede colaborativa do BB tem o objetivo de compartilhar conhecimen

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor