Pular para o conteúdo principal

Cees van Riel fala sobre o que é fundamental para a boa reputação empresarial

Christina Lima

A 14ª Conferência Internacional sobre Reputação Corporativa, Marca, Identidade e Competitividade vai reunir entre os dias 19 e 21 de maio no Rio de Janeiro um elenco internacional de especialistas para discutir um grande desafio hoje enfrentado pelas empresas: gerenciar estrategicamente sua reputação sob a crescente pressão da sociedade por condutas mais sustentáveis.

Para Cees van Riel, vice-presidente e cofundador do Reputation Institute, organização promotora do evento, o tema ‘The Sustainability Imperative: A Strategic Role for Reputation Management’, sugerido pelos membros brasileiros do Instituto de Reputação, não poderia ser mais propício. “Estou impressionado com o nível dos participantes confirmados”, citando a primeira plenária do evento ‘The triple bottom line of sustainability’ que contará com a presença de José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras; Zeca Rudge, vice-presidente do banco Itaú Unibanco e Marcos Bicudo, presidente da Phillips Brasil. Os executivos vão debater a experiência de empresas brasileiras no gerenciamento de questões financeiras, sociais e ambientais.

“A construção e manutenção da reputação organizacional passam necessariamente por aspectos como autenticidade, consistência, transparência e foco no longo prazo”, lista. “Crises como o estouro da bolha da internet em 2001 e o colapso das instituições financeiras em 2008 provocaram um impacto imenso na reputação das empresas”.

Segundo Van Riel, o Brasil, país-sede da Conferência, que será realizada pela primeira vez na América Latina, se saiu muito bem da crise internacional. “Não é uma coincidência que o país tenha conquistado o direito de sediar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo”, afirma.

Onde a comunicação entra na equação da reputação? Sozinha ela não resolve nada, confirma Van Riel. É preciso primeiro agir de maneira positiva para poder comunicar essa mesma ação. “Uma fórmula nos ajuda: excelência na performance X excelência na comunicação considerando o contexto social = a reputação de excelência”, ensina. “Se eu fosse dar um único conselho a uma empresa em seus esforços de comunicação seria: seja autêntica”.

De acordo com o executivo, a reputação é também o resultado de um processo informativo baseado principalmente em três pilares: a experiência pessoal, o que ouvimos de amigos e o que absorvemos da mídia. Mesmo assim ele minimizou o potencial destrutivo de reputação empresarial das redes sociais na web 2.0. Para Van Riel, a melhor estratégia é “não ignorar”, mas também “deixar falar”.

*material do portal nós da comunicação
disponível em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=309&tipo=E

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...