Pular para o conteúdo principal

O que é SEO? Saiba como usar essa estratégia no jornalismo

Izabela Vasconcelos



Se você já se perguntou como notícias e anúncios aparecem nos primeiros resultados de busca na internet, já esteve perto de Search Engine Optimization (SEO), conhecido como mecanismo de otimização de buscas.

Muito usado pelo setor de serviços na web, o SEO tem sido adotado pelos principais portais jornalísticos. A ideia é que o domínio do site, links, títulos e tags da matéria ajudem a colocar o portal e suas notícias no topo da página dos buscadores, ganhando assim mais audiência.

O especialista em SEO, Márcio Okabe, da Konfide Marketing Digital, dá cinco dicas para jornalistas aplicarem a ferramenta em seu trabalho. Confira:

1) Use o Keyword Tool e Google Insights for Search
O Keyword Tool é um serviço do Google para verificar os volumes de busca de um determinado termo ou assunto. É muito usado por anunciantes, para saber a concorrência das palavras, já que quanto mais procurada for a palavra, mais cara ela fica para o anunciante. Mas a ferramenta também pode ser usada no jornalismo, para saber como as pessoas buscam na web e quais são os assuntos de interesse no momento.

A figura mostra a pesquisa pelo termo “Diploma Jornalismo” e apresenta qual forma de escrita é mais procurada pelos internautas. Ao clicar na lupa, abre-se a janela insights, onde a pesquisa pode ser mais detalhada.







A página Google Insights permite comparar dados de pesquisa na web. Além de mostrar o número de pesquisas por país ou cidade, a ferramenta mostra índices de pesquisas relacionadas ao tema que estão em maior nível de crescimento. O recurso também traz notícias sobre a palavra buscada e aponta o número de acessos das principais matérias.

Veja esse exemplo de insights do Orkut x Facebook. Enquanto o Orkut aparece em alta na busca no Brasil, no resto do mundo a rede está em baixa e o Facebook no topo das pesquisas.







2) Use tags no texto
As palavras-chave no texto, nos vídeos no YouTube e nos sites de compartilhamento de fotos, facilitam muito a busca. O SEO segue o conceito de “cauda longa”, onde se determina uma palavra-chave principal e subdivide o termo em várias outras relacionadas.

3) Seja flexível com o lead
“Existe uma resistência com isso, com repetição e outras coisas. Mas existem palavras essenciais para a busca. É melhor ficar no tradicional e não ser lido? Ou ousar um pouco e ser encontrado?”

4) Use âncoras internos
Uma reportagem pode ter vários desdobramentos, não precisa estar numa página só. “Você pode criar links internos, novas páginas”, enfatiza Marcio.

5) Permita o conteúdo colaborativo
As pessoas divulgam muito conteúdo pelas redes sociais. “Quanto mais participação, melhor para o site”.

Além dessas dicas, que podem fazer com que seu conteúdo seja facilmente encontrado, Márcio lembra que o jornalista deve ser mais criativo, manter um blog para divulgar suas ideias e prezar pelo conteúdo de suas matérias. “Só texto e foto acabou. O jornalista tem que ser mais criativo. O conteúdo é o rei na internet, como ele você conquista links naturais”, aconselha.


*Material do portal Comunique-se, disponível em:http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D56134%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D107416785025%26fnt%3Dfntnl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc