É impossível falar de ferramentas de comunicação sem abordar o contexto em que vivemos.
Afinal, é notório que essa área vive uma revolução sem precedentes. Já parou para pensar na quantidade de novos canais, mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos?
Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.
A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo, 97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial.
Nesse contexto, é preciso conhecer as novas ferramentas de comunicação que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio.
Quer conhecer uma seleção das melhores? Continue lendo esse post!
Ferramentas de comunicação empresarial na era dos dados
O trabalho da comunicação se tornou mais complexo com a transformação digital. As lideranças da área sabem bem disso, como indicou pesquisa da Aberje que traçou um perfil desses profissionais.
Dos cinco grandes desafios listados por gestores, três estão associados a esse novo cenário. São eles:
- Gerir a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade
- Administrar o tempo
- Priorizar as atividades
Apesar de desafiante, a chegada do digital também representa uma grande oportunidade para quem atua com a nova comunicação empresarial. Isso porque cada vez mais o mercado exigirá habilidades relacionadas ao domínio de dados.
Por isso, quem souber extrair valor do uso de plataformas digitais e da tecnologia sai na frente. Esse é um movimento que já se iniciou e tende a se intensificar nos próximos anos.
Você não quer ficar para trás, certo? Então confira essa lista de novas ferramentas de comunicação que podem te ajudar a ser um profissional atualizado na era dos dados!
Mindmeister
Já pensou em gerenciar suas ideias? Essa é a proposta do Mindmeister, uma ferramenta de mapa mental que organiza suas ideias dentro de uma única interface.
O mapa mental é uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para visualizar e organizar pensamentos num fluxo livre.
O aplicativo é útil especialmente para profissionais que precisam desenvolver novas ideias de pautas e projetos, por exemplo.
Além disso, o mapeamento mental na nuvem facilita o compartilhamento de ideias entre times, o que pode funcionar muito bem especialmente para os que trabalham de forma remota.
Evernote
Quem trabalha com comunicação costuma ter que fazer anotações a todo momento. Seja no escritório, a caminho de uma visita a um cliente ou mesmo no trajeto para a casa, novas ideias, lembretes e mensagens não param de surgir.
Assim, com o Evernote, você pode reunir todas as suas notas, anexos, fotos e lembretes – tanto celular quanto dos aplicativos móveis – em um só lugar, disponível digitalmente.
Outra importante função da ferramenta que pode auxiliar na organização do seu trabalho é a digitalização de papéis. Isso permite, por exemplo, que você abandone os cartões de visita impressos por versões digitais. Suas informações de contatos ficam muito mais seguras e fáceis de encontrar.
Cortex
O Cortex é uma solução de inteligência para comunicação e marketing que responde aos principais desafios da área.
Com uma plataforma na nuvem, utiliza Big Data e Ciência de Dados para ajudar a aumentar (e comprovar) o retorno econômico do trabalho de relações públicas e comunicação corporativa.
Uma diferença para as demais plataformas do mercado é a flexibilidade de não ser uma ferramenta fechada, de prateleira. Seus módulos trazem soluções em:
- Monitoramento integrado das mídias
- Métricas de reputação e comunicação
- ROI das ações estratégicas
A solução de inteligência reúne dados externos com dados internos – estruturados ou não – em um só lugar. Isso significa ter visibilidade da reputação da marca e da repercussão gerada por veículos e influenciadores em tempo real.
Além disso, com o Cortex, times de comunicação conseguem utilizar métricas modernas e acuradas para mensurar as ações da área e o retorno do investimento (ROI) gerado.
Asana
Gerenciar prazos, lidar com diferentes stakeholders e fazer muitas atividades ao mesmo tempo costuma ser parte da rotina de quem trabalha num departamento de Comunicação. E pode gerar muito estresse caso não haja meios de organizar tantas demandas simultâneas.
Se você lida com esses desafios, uma boa solução é usar o Asana, uma ferramenta para facilitar o gerenciamento de tarefas em times. Em suma, plataforma permite:
- A criação de calendários compartilhados para monitoramento das atividades desenvolvidas por cada membro da equipe
- Gestão de fluxos de trabalho
- Planejamento de sprints e projetos
Assim, você e seu time podem otimizar a execução de tarefas diárias, reunindo informações importantes num ambiente digital e compartilhado por todos.
Yoast SEO
O Yoast SEO é um plugin que auxilia sites e blogs a melhorarem o ranqueamento nos mecanismos de busca e melhorar o tráfego orgânico de qualidade. Quem trabalha com comunicação nos dias de hoje, sabe que estar presente no ambiente digital é imprescindível.
Não constar no Google é como estar “fora do mapa”. Essa percepção até mesmo fez surgir nos últimos anos novos conceitos relacionando Relações Públicas e SEO.
Com o Yoast SEO, você pode identificar formas de trabalhar melhor as palavras-chave num texto, assim como melhorar a legibilidade, aumentando o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas.
Canva
Nesse mundo digital, o conteúdo visual alcançou um novo patamar de relevância. Até mesmo para apresentações internas, profissionais precisam criar narrativas atraentes, que sejam acompanhadas de elementos visuais interessantes.
A proposta do Canva é dar autonomia para pessoas que não têm domínio no uso de ferramentas gráficas.
Desse modo, o site tem milhares de ilustrações e templates para você criar desde currículos até capas para vídeos, banners, entre outros materiais gráficos.
Simples e fácil de usar, permite que você deixe seus trabalhos com um bom acabamento visual. Pronto para impressionar?
RD Station
Quando falamos de comunicação digital, ferramentas que permitem atrair, converter e se relacionar com o público-alvo são fundamentais. Essa é a função do RD Station, uma plataforma para automação de marketing digital.
Com a ferramenta, você pode criar landing pages, e-mails marketing, programar postagens nas redes sociais, entre uma série de outras funções. Também é possível medir e acompanhar a performance em diferentes canais.
Em outras palavras, o RD Station faz todo o gerenciamento do funil de vendas, o que se torna fundamental para áreas de comunicação modernas.
Resumindo: as ferramentas de comunicação e a transformação digital
A transformação digital trouxe desafios, mas, ao mesmo tempo, disponibilizou uma série de plataformas e insumos tecnológicos para ajudar as companhias.
Por exemplo, neste conteúdo você aprendeu o que são ferramentas de comunicação e como elas são fundamentais para auxiliar na produtividade e eficiência no trabalho.
Dessa forma, se vivemos em tempos mais complexos em virtude da:
- diversidade do público-alvo;
- novos métodos de interação;
- informação circulando em velocidades antes inimagináveis;
- mudanças bruscas de tendências de mercado;
- e competitividade empresarial mais intensa.
Devemos utilizar todas as tecnologias que temos à nossa disposição para otimizar processos e desenvolver uma comunicação empresarial voltada para a melhor eficiência dos processos e eficácia dos resultados.
Portanto, basta analisar quais destas ferramentas de comunicação são as melhores soluções para sua companhia e, então, colocar a mão na massa.
*Artigo escrito por Nathalia CurveloAnalista de Conteúdo da Cortex para o blog da empresa.
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