Pular para o conteúdo principal

AA1000

Fazendo um trabalho para pós graduação fiquei conhecendo essa norma que muito tem a ver com Comunicação Empresarial e eu não conhecia. Achei interessante um case que encontrei do Itaú Holding e vou dividi-lo com vocês.

Abraços,

AA 1000 – a norma e seu alcance

A AccountAbility 1000 (AA1000) é uma norma internacional que orienta a construção de relacionamentos sustentáveis com públicos estratégicos e é reconhecida como prática de
excelência corporativa pelos Índices Mundiais de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI),pela Global
Reporting Initiative (GRI) e por outros ratings e rankings de âmbitomundial.

Criada em 1999 pelo Institute of Social and Ethical AccountAbility (Isea),de Londres, a
Norma AA1000 é uma das ferramentas de gestão mais abrangentes na área de responsabilidade social empresarial. A adoção dessa plataforma temcomo objetivo aperfeiçoar,dentro de uma organização, o processo de levantamento de informações,de auditoria e de relato de suas práticas, priorizando o diálogo comseus públicos estratégicos.

No Brasil,poucas organizações já adotarama Norma AA1000.O Itaú Holding, ao iniciar a
implementação da norma em2006, atuou com pioneirismo tambémnessa área e espera que
seu exemplo incentive outras organizações a examinar seusmodelos de gestão e práticas
socioambientais.


Itaú é Pioneiro na Adoção da Norma AA1000

Em 2007,o Itaú Holding deu seqüência ao projeto de implementação da Norma AccountAbility 1000 (AA1000) – um processo iniciado em 2006 e que tempor objetivo aprimorar de forma continuada o engajamento de seus públicos estratégicos,ou stakeholders.Dessa forma, a Organização reforça seu posicionamento como instituição ética e transparente.

Um dos méritos do Processo AA1000 é criar condições para que o Banco integre num corpo
único de ações seus Valores Corporativos, sua Visão, seu Código de Ética Corporativo e sua Política de Sustentabilidade.O processo também apóia e expande as atividades de comunicação e
estruturação dos relatos destinados aos públicos estratégicos.Todo esse arcabouço, sem dúvida,
contribui para sedimentar o caminho da Organização rumo ao desenvolvimento sustentável.

Em termos de estrutura administrativa no Itaú Holding,o planejamento e a gestão da Norma
AA1000 são conduzidos pelo Comitê Executivo de Responsabilidade Socioambiental e operacionalizados pela área de Consultoria de Ética Corporativa.

No entanto, todo o projeto émuito amplo e com vários desdobramentos,envolve toda a estrutura do Banco,exigindo umplanejamento de longo prazo e ações por parte de todas as equipes da
Organização,não só daquelas diretamente envolvidas no processo de implementação e
disseminação da norma.


Fica aqui um apretivo para vocês buscarem mais informações sobre o assunto.


Dani Cabraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...