Pular para o conteúdo principal

Brainstorming: procedimento e técnicas

2009 chegando...mais um ano, novas e velhas idéias...é chegada a hora de parar e refletir...nada melhor do que essa técnica para reuniões e discussões para novos tempos. Achei esse material no site http://www.scn.org/mpfc/modules/brn-stop.htm, gostei por que é claro, simples e de fácil entendimento.
Um 2009 de muito sucesso para todos!!!!!!
Brainstorming: procedimento e técnicas

O Propósito do brainstorming:

O propósito de uma sessão de brainstorming é o trabalho em grupo na identificação de um problema, e encontrar, através de uma intervenção participativa, a melhor decisão para um plano de ação que o solucione tal problema.

Pré-requisitos

1. Um problema para resolver
2. Um grupo com o potencial para trabalhar como um time. Pode ser tanto um pequeno grupo administrativo quanto um time funcional de cinco à dez pessoas (ex. treinadores, trabalhadores de campo, sindicato), ou até uma reunião de toda uma comunidade, podendo chegar de cem ou duzentas pessoas
3. Um quadro, grandes folhas de papel em branco ou algo que seja facilmente visível por todos, e alguns marcadores grandes para se escrever e
4. Um facilitador(você). Alguém cuja função é extrair sugestões dos participantes, sem impor suas opiniões, e ao mesmo tempo com atitudes de liderança para manter a ordem e o propósito da sessão.

Regras básicas

O moderador orienta cada sessão
O moderador pede sugestões aos participantes
Críticas de sugestões alheias não são permitidase
Todas as sugestões devem ser escritas no quadro (mesmo as estranhas)

Procedimento:

Defina o problema
Peça sugestões relacionadas com o problema mais importante
Críticas de sugestões alheias não são permitidas
Escreva todos os problemas no quadro
Agrupe os problemas mais parecidos ou relacionados e então
Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importantes no topo)

Crie o objetivo
Inverta a definição do problema (é a solução)
A solução do problema definido acima é o objetivo
Defina o objetivo como a solução do problema
Escreva o objetivo no quadro e então
Lembre o grupo que eles, e não você, escolheram o objetivo

Defina o objetivo
Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
Peça ao grupo para sugerir objetivos
Escreva todas as sugestões no quadro
Críticas de sugestões alheias não são permitidas
Agrupe os objetivos mais parecidos ou relacionados
Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade e então
Lembre o grupo que eles, e não você, criaram os objetivos mais importantes

Identifique os recursos e obstáculos
Peça ao grupo para sugerir recursos e obstáculos
Escreva todas as sugestões no quadro
Críticas de sugestões alheias não são permitidas
Agrupe todos os recursos mais parecidos ou relacionados
Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
Agrupe os obstáculos mais parecidos ou relacionados
Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima) e então
Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista

Identifique a estratégia
Peça o grupo para sugerir estratégias
Escreva todas as sugestões no quadro
Críticas de sugestões alheias não são permitidas
Agrupe as estratégias mais parecidas ou relacionadas
Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
Escolha a estratégia que está no topo da lista

Resuma no quadro as decisões em grupo
o problema
a meta
os objetivos
os recursos
os obstáculos e
a estratégia
Informe ao grupo que eles produziram um plano de ação. Se alguém quiser escrever o que foi decidido em cada uma das categorias anteriores, então terão um documento de planejamento padrão. Informe-os que eles criaram um plano como uma equipe, e, portanto, que são os "donos".

Conclusão:

Ser simples não significa que é fácil. Porém, melhora com a prática. Você pode intercalar as diferentes fases do processo com jogos de teatro, jogos ou outras técnicas de trabalho em grupo Experimente e tente estilos diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...