Pular para o conteúdo principal

Abrindo espaço...

Hoje o Espaço da Comunicação abre espaço para uma entrevista dada pela responsável pela comunicação institucional da Bunge Alimentos ao portal Nós da Comunicação. Leia e aprenda...melhor forma de absorver conhecimentos.

bjs

Danielly Cabraíba


Bunge Alimentos valoriza a comunicação interpessoal
Katia Costa



À frente da área de Comunicação Institucional da Bunge Alimentos, empresa com 9 mil funcionários, Patrícia Pecego entende que comunicação interpessoal é a grande alavanca para um alto desempenho. Para a gerente, o ser humano não dá tudo de si todos os dias, pois é humanamente impossível. “Por isso, você aumenta a produtividade quando engaja, envolve e comunica de forma adequada”, observa. “Acredito que a grande chave do processo seja o gestor, porque ele articula em dois níveis, com os liderados e com a cúpula da empresa”.

Esta entrevista faz parte de uma reportagem sobre a comunicação e o tempo, a ser publicada no próximo número da Revista Comunicação 360°.

Nós da Comunicação – Como você avalia o cenário atual das organizações com relação à questão do tempo?

Patrícia Pecego – Com o boom da comunicação digital, acabamos nos tornando mais produtivos e fazendo muito mais coisas pela facilidade dos meios. O clima e a sinergia entre as áreas são fundamentais para se ganhar tempo. Pressão é normal, convivemos com ela diariamente, mas, para amenizar esse sentimento, precisamos facilitar a realização de nossas ações em um ambiente harmônico e agradável que propicie a integração entre os empregados. As empresas passaram a se preocupar com outras questões subjetivas também, tais como espiritualidade, equilíbrio e inteligência emocional.

Nós da Comunicação – Como a Bunge lida com essas questões?

P. P. – Aqui, na empresa, a gente chama isso de resgate da emoção. A tecnologia trouxe bastante frieza para o relacionamento humano, pois passamos a ter mais contato via computador. Por isso, incentivamos a comunicação face a face, a conversa, em vez da troca de e-mails. Buscamos sempre o equilíbrio entre a agilidade e a produtividade. Os líderes não podem abrir mão do contato pessoal e precisam dedicar cerca de 80% do tempo ao relacionamento com as pessoas. A execução deve ficar a cargo da equipe de técnicos.

Nós da Comunicação – Quais são os principais veículos de comunicação da Bunge?

P. P. – Temos a ‘Revista Planeta Bunge’ (mensal), o Jornal Mural (semanal), o Portal (esporádico) e o Saboreie com Informação nas mesas do refeitório. Usamos todos os veículos em prol do ambiente harmônico, divulgamos as boas práticas nas unidades, os exemplos de áreas que trabalham em conjunto e que alcançaram bons resultados.

Nós da Comunicação – Quais as ações da área de Comunicação Interna voltadas para o empreendedorismo – um dos valores da companhia?

P. P. – Temos um programa de inovação – Inova Bunge – que estimula as pessoas a terem ideias de novos negócios e produtos. Assim, amarramos inovação com empreendedorismo. Do total de 5.256 ideias, 757 serão implantadas e 214 já foram operacionalizadas.

Nós da Comunicação – Você acredita que a comunicação pode ser um instrumento de transformação das normas estabelecidas em uma corporação?

P. P. – Sim, vejo a comunicação como uma área estratégica dentro da organização. Ela avança, movimenta, e quanto maior o nível de alinhamento entre as lideranças, maior o envolvimento dos funcionários em prol de um objetivo. Com certeza, há uma habilidade da comunicação muito grande por trás da integração dos funcionários na empresa.


* no portal Nós da Comunicação tem sempre entrevistas, artigos e tantos outros materiais sobre comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...