Pular para o conteúdo principal

Redes sociais e ambiente corporativo: sonho ou realidade?

Renata Santiago


Alice

Tranquila e confortável em sua rotina, a empresa Alice tocava, de vento em popa, seu rentável negócio. Demandava e emitia informações somente quando necessário, usufruindo de uma reputação intacta de mais de 20 anos de atuação. Seus funcionários, clientes e demais públicos com quem se relacionava consumiam uma gama de informações prontinhas, criadas por um longo e demorado processo de redação, avaliação, publicação e tempo. Nada melhor do que ‘deixar estar’.

A toca do Coelho

Passaram-se alguns poucos anos, e Alice se viu em um meio global, recebendo informações em tempo real. Espantou-se com guerras na TV, fúrias climáticas e repercussões intermináveis dos fatos.

Um pouquinho mais à frente, o susto: Alice cai na toca do Coelho e se dá conta que tempo e espaço agora se foram. Que local e global podem estar juntos. É uma dimensão fluida. Está imersa em meio a um turbilhão de informações que transitam numa velocidade incrível, produzidas por todos. É sonho ou realidade? Onde está Alice?

Alice no país das maravilhas

Muito educada e cautelosa, Alice transita pelo país das maravilhas e, a cada passo, uma surpresa. “Estou atrasado, atrasado”, repete o coelho Twitter. São mais de 20 milhões de usuários no mundo, trocando posts ininterruptamente. Notícias já não são mais novas ou quentes. Alice conhece o coelho Twitter, mas segui-lo é sempre impossível. Parece estar sempre a vários passos.

Apesar de todos os avisos, Alice entra no Reino das Redes Sociais. As cartas estão na mesa: LinkedIn, Orkut, Facebook, Youtube. Qual carta escolher? Qual jogo fazer? Lidar com essas cartas que interligam, representam e expressam milhões de pessoas mundo afora não estava nos plano de Alice.

Sem ter para onde correr e sem respostas, restou a Alice enfrentar a impiedosa Rainha das Redes Sociais. Implacável e munida da força da colaboração, a Rainha demanda que Alice pense, adapte-se, aja. Mas Alice continuou confusa e recebeu o inegável: “Cortem-lhe a cabeça!”.

Sonho ou realidade

A história de ‘Alice nos país das maravilhas’ é um excelente pano de fundo para a apimentada discussão sobre a aplicação de redes sociais e demais iniciativas web 2.0 nas corporações. Já enraizados na sociedade, os ambientes 2.0 fazem parte da rotina de crianças, adolescentes e adultos, atribuindo um novo significado para o verbo relacionar. Contudo, essa realidade ainda é pouco aplicada nos ambientes corporativos e, em muitos casos, os entraves estão nas lideranças que ainda temem tomar a poção para entrar na toca do Coelho.

A realidade

Uma pesquisa apurada, e que gerou o livro ‘Gestão 2.0’, do PhD José Cláudio Terra e colaboradores, revela duas realidades corporativas: diversas empresas globais já tornaram realidade a utilização da web 2.0 para melhorar a produtividade de seus processos e a forma de seus funcionários trabalharem. Por outro lado, algumas não estão preparadas para implantar modelos de negócios colaborativos, pois ainda vivenciam práticas de liderança engessadas por comportamentos controladores e ameaçadores.

Mas as empresas que já adotam iniciativas colaborativas no exercício da liderança caminham para uma vantagem competitiva importante: o capital de relacionamento, voltado para a reputação, confiabilidade e gestão de redes. As principais contribuições da utilização de ferramentas web 2.0 no exercício da liderança são:

- maior velocidade na geração de conteúdo para comunicação da liderança;

- maior interatividade e transparência na comunicação, com a publicação de comentários;

- minimização das barreiras entre lideranças e demais funcionários da empresa;

- diversidade de canais no mix de comunicação, possibilitando a criação de meios mais dirigidos;

- alinhamento estratégico, cultural e institucional;

- mensuração quase imediata das ações tratadas no ambiente colaborativo.

Fim?

O futuro da cibercultura na sociedade e nas empresas ainda é incerto. Mas a aplicação de suas ferramentas de relacionamento, alinhadas aos objetivos de negócio e implementadas corretamente, pode transformar a rotina corporativa de maneira infinitamente positiva. É certo que crescer dói. Portanto, se há dificuldade de escolher qual obstáculo enfrentar e como, reúna sua equipe, especialistas, consultores e todos que desejem construir uma cultura digital produtiva para a empresa. Lembre-se: colaboração é a chave para o desenvolvimento e o sucesso das iniciativas 2.0.

E aos profissionais de comunicação, o alerta. Um desafio que precisa ser enfrentado, e que tem participação crucial das equipes de comunicação interna, é a sensibilização e orientação da liderança quanto a sua dedicação e seu comprometimento para o sucesso da iniciativa digital escolhida. Mas isso também é outra história!


Renata Santiago é consultora em comunicação, gestão de mudanças e do conhecimento na TerraForum. É bacharel em comunicação social – relações públicas, especialista em marketing (FGV) e pós-graduanda em Gestão integrada de comunicação digital (USP).
Contato: renata.santiago@terraforum.com.br


*material do portal nós da comunicação, disponível em:http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=225&tipo=G

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...