Pular para o conteúdo principal

Vídeo Releases

Gente isso é novidade para mim...ameiiiiii

dani


O guia ‘Tricks of the trade’ (Truques do ofício, em tradução livre), publicado na PR Week, orienta de que forma os comunicadores devem utilizar os vídeos-releases para divulgar ideias, notícias, novas soluções e novos produtos. Uma das dicas do manual é, no mínimo, curiosa: dizer a verdade aos receptores do conteúdo – produtores de emissora de televisão, por exemplo – informando, entre outras particularidades, que o produto tem fins promocionais.

Trata-se, portanto, de um grande desafio para os profissionais de comunicação, acostumados, em muitas situações, a enviar conteúdos aos jornalistas sem alertá-los sobre o devido objetivo comercial ou estratégico das mensagens. Sinal de novos tempos nas assessorias de imprensa?

Talvez. Mas um movimento é claro: o vídeo-release vem transformando informes em imagens (mais amigáveis); agregando ainda mais credibilidade às fontes e ao trabalho dos divulgadores. Um exemplo, comentado pelo ‘Tricks of the trade’, é o do Glow, o perfume da Jennifer Lopez 1. O vídeo-release, protagonizado pela atriz, destacou Jennifer como uma mulher latina e uma das mais bonitas do mundo, de acordo com a revista ‘People’. A história ganhou destaque em diversos canais, como E!, Extra e VH1. Bingo! Um produto calcado no novo tripé jornalístico: entretenimento, prestação de serviço e informação, que resultou um ROI formidável.

Outro case interessante foi o do ‘Guinness World Records 2009’ 2. O lançamento do produto foi informado também via vídeo-release, com a apresentação de algumas das histórias do livro, como a do motorista de carro que consegue andar somente em duas rodas por um bom tempo.

Com a mesma proposta, o lançamento do Pontiac G8 3 contou com um vídeo-release, protagonizado pelo rapper 50 Cent, que customizou um dos sedãs. A ideia, muito criativa, foi mostrar, justamente, que o veículo pode ter pintura personalizada e diversos acessórios e detalhes.

Os cases do ‘Guinness World Records 2009’ e do Pontiac G8 são mais dois exemplos de vídeos-releases focados no tripé jornalístico e, com isso, corroboram a nova máxima das assessorias de comunicação: as simples ideias, se bem executadas, podem se eternizar!


1. http://www.youtube.com/watch?v=oW-D-cA1It4

2. http://www.youtube.com/watch?v=d-C7URrOj0k

3. http://www.youtube.com/watch?v=TcyeIHEqPf8


Rodrigo Capella é assessor de imprensa desde 2002. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e pós-graduado em jornalismo institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor, entre outros, de ‘Assessor de imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia’.

*material do portal Nós da Comunicação. Disponível em:
http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=219&tipo=G

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc