"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vídeo Releases

Gente isso é novidade para mim...ameiiiiii

dani


O guia ‘Tricks of the trade’ (Truques do ofício, em tradução livre), publicado na PR Week, orienta de que forma os comunicadores devem utilizar os vídeos-releases para divulgar ideias, notícias, novas soluções e novos produtos. Uma das dicas do manual é, no mínimo, curiosa: dizer a verdade aos receptores do conteúdo – produtores de emissora de televisão, por exemplo – informando, entre outras particularidades, que o produto tem fins promocionais.

Trata-se, portanto, de um grande desafio para os profissionais de comunicação, acostumados, em muitas situações, a enviar conteúdos aos jornalistas sem alertá-los sobre o devido objetivo comercial ou estratégico das mensagens. Sinal de novos tempos nas assessorias de imprensa?

Talvez. Mas um movimento é claro: o vídeo-release vem transformando informes em imagens (mais amigáveis); agregando ainda mais credibilidade às fontes e ao trabalho dos divulgadores. Um exemplo, comentado pelo ‘Tricks of the trade’, é o do Glow, o perfume da Jennifer Lopez 1. O vídeo-release, protagonizado pela atriz, destacou Jennifer como uma mulher latina e uma das mais bonitas do mundo, de acordo com a revista ‘People’. A história ganhou destaque em diversos canais, como E!, Extra e VH1. Bingo! Um produto calcado no novo tripé jornalístico: entretenimento, prestação de serviço e informação, que resultou um ROI formidável.

Outro case interessante foi o do ‘Guinness World Records 2009’ 2. O lançamento do produto foi informado também via vídeo-release, com a apresentação de algumas das histórias do livro, como a do motorista de carro que consegue andar somente em duas rodas por um bom tempo.

Com a mesma proposta, o lançamento do Pontiac G8 3 contou com um vídeo-release, protagonizado pelo rapper 50 Cent, que customizou um dos sedãs. A ideia, muito criativa, foi mostrar, justamente, que o veículo pode ter pintura personalizada e diversos acessórios e detalhes.

Os cases do ‘Guinness World Records 2009’ e do Pontiac G8 são mais dois exemplos de vídeos-releases focados no tripé jornalístico e, com isso, corroboram a nova máxima das assessorias de comunicação: as simples ideias, se bem executadas, podem se eternizar!


1. http://www.youtube.com/watch?v=oW-D-cA1It4

2. http://www.youtube.com/watch?v=d-C7URrOj0k

3. http://www.youtube.com/watch?v=TcyeIHEqPf8


Rodrigo Capella é assessor de imprensa desde 2002. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e pós-graduado em jornalismo institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autor, entre outros, de ‘Assessor de imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia’.

*material do portal Nós da Comunicação. Disponível em:
http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=219&tipo=G

Nenhum comentário: