Pular para o conteúdo principal

Por que você usa o Twitter?

Um artigo muito bom, sobre o assunto do momento - twitter

p.s: desculpa a ausência...ocupadinha!!! Mas vou procurar manter essa nossa ferramenta atualizada.

abs,

Dani Cabraíba


Por que você usa o Twitter?


Bruno Blankenburg



Eu tuito, tu tuitas, ele/ela tuita, nós tuitamos, vós tuitais, eles/elas tuitam... Não, o verbo tuitar ainda não está no Aurélio. Ainda! Com apenas quatro aninhos, o Twitter já faz parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros. Mas me diga, qual o motivo de tanta gente adotar esse novo meio de relacionamento?

Somando uma análise dos perfis que sigo e em uma breve enquete feita por mim (@brunoblg) entre meus seguidores, separei os cinco principais objetivos das pessoas a se tornarem tuiternautas. Em outro artigo detalharei a motivação empresarial.

1 - Criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais

Com a alta velocidade do nosso cotidiano, não temos tempo de ligar para nossos colegas, fornecedores, clientes, etc. e perguntar “como vai? E a família? Você viu o jogão do Cruzeiro de ontem?”, ou então “Eu li um artigo em um blog, pensei em você,...”, ou ainda “Postei em meu blog uma matéria sobre...”.

O Twitter se tornou um canal rápido e eficaz de dizer ao mercado como estamos, comentar sobre as vitórias celestes, tratar de assuntos interessantes, etc.

2 - Canal de notícias

Apesar de não ser 100% confiável, o Twitter é considerado cada vez mais um veículo de informação. Os tuiternautas adicionam perfis de jornalistas, articulistas, meios de comunicação dirigida e de massa para se manterem informados ao longo do dia. Diariamente vemos muitos “furos” jornalísticos irritando vários veículos impressos e eletrônicos, mas isso é tema de outro artigo. Neste apenas quero esclarecer os motivos dos tuiternautas, e um deles é, sem dúvida, informar-se.

3 - Massagear o ego

Muitos querem se sentir importantes, alguém cujo “brilhantismo” é reconhecido por todos. Eles adoram adicionar milhares de seguidores, apenas para serem seguidos por muitas pessoas, uma ética adotada no Twitter. Eu tenho seguidores franceses, americanos, alemães, que provavelmente não entendem uma linha das minhas tuitadas, mas me adicionaram na esperança de eu segui-los e eles poderem inflar seu ego com milhares de seguidores.

4 - Expor opinião/sentimentos

Alguns usam o Twitter como um divã ou um púlpito. Seja para desabafar seus sentimentos ou para proclamar seus pensamentos, eles tuitam o que mexe com suas cabeças, corações e fígados. Se nenhum tuiternauta responder ou compartilhar das ideias e dos sentimentos, pelo menos eles desabafaram e se sentem melhor.

5 - Criação e fortalecimento de relacionamentos sociais

Tal como o network profissional, muitos tuiternautas usam seus 140 caracteres para fazer novas amizades e se manter em contato com amigos atuais. Nesse caso o Twitter é quase uma extensão das redes sociais virtuais, como o Orkut e o Facebook.

Obviamente nenhum tuiternauta age por apenas uma motivação. Geralmente é uma mistura desses cinco listados e outros de menor importância. Esta é a grande atração do Twitter para as pessoas: ser, ao mesmo tempo, um canal de informação, relacionamento e comunicação.


Bruno Blankenburg é jornalista por formação e gerente de Planejamento da Alertse Comunicação.

Disponível em :http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=234&tipo=G

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc