"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

domingo, 14 de março de 2010

Por que você usa o Twitter?

Um artigo muito bom, sobre o assunto do momento - twitter

p.s: desculpa a ausência...ocupadinha!!! Mas vou procurar manter essa nossa ferramenta atualizada.

abs,

Dani Cabraíba


Por que você usa o Twitter?


Bruno Blankenburg



Eu tuito, tu tuitas, ele/ela tuita, nós tuitamos, vós tuitais, eles/elas tuitam... Não, o verbo tuitar ainda não está no Aurélio. Ainda! Com apenas quatro aninhos, o Twitter já faz parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros. Mas me diga, qual o motivo de tanta gente adotar esse novo meio de relacionamento?

Somando uma análise dos perfis que sigo e em uma breve enquete feita por mim (@brunoblg) entre meus seguidores, separei os cinco principais objetivos das pessoas a se tornarem tuiternautas. Em outro artigo detalharei a motivação empresarial.

1 - Criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais

Com a alta velocidade do nosso cotidiano, não temos tempo de ligar para nossos colegas, fornecedores, clientes, etc. e perguntar “como vai? E a família? Você viu o jogão do Cruzeiro de ontem?”, ou então “Eu li um artigo em um blog, pensei em você,...”, ou ainda “Postei em meu blog uma matéria sobre...”.

O Twitter se tornou um canal rápido e eficaz de dizer ao mercado como estamos, comentar sobre as vitórias celestes, tratar de assuntos interessantes, etc.

2 - Canal de notícias

Apesar de não ser 100% confiável, o Twitter é considerado cada vez mais um veículo de informação. Os tuiternautas adicionam perfis de jornalistas, articulistas, meios de comunicação dirigida e de massa para se manterem informados ao longo do dia. Diariamente vemos muitos “furos” jornalísticos irritando vários veículos impressos e eletrônicos, mas isso é tema de outro artigo. Neste apenas quero esclarecer os motivos dos tuiternautas, e um deles é, sem dúvida, informar-se.

3 - Massagear o ego

Muitos querem se sentir importantes, alguém cujo “brilhantismo” é reconhecido por todos. Eles adoram adicionar milhares de seguidores, apenas para serem seguidos por muitas pessoas, uma ética adotada no Twitter. Eu tenho seguidores franceses, americanos, alemães, que provavelmente não entendem uma linha das minhas tuitadas, mas me adicionaram na esperança de eu segui-los e eles poderem inflar seu ego com milhares de seguidores.

4 - Expor opinião/sentimentos

Alguns usam o Twitter como um divã ou um púlpito. Seja para desabafar seus sentimentos ou para proclamar seus pensamentos, eles tuitam o que mexe com suas cabeças, corações e fígados. Se nenhum tuiternauta responder ou compartilhar das ideias e dos sentimentos, pelo menos eles desabafaram e se sentem melhor.

5 - Criação e fortalecimento de relacionamentos sociais

Tal como o network profissional, muitos tuiternautas usam seus 140 caracteres para fazer novas amizades e se manter em contato com amigos atuais. Nesse caso o Twitter é quase uma extensão das redes sociais virtuais, como o Orkut e o Facebook.

Obviamente nenhum tuiternauta age por apenas uma motivação. Geralmente é uma mistura desses cinco listados e outros de menor importância. Esta é a grande atração do Twitter para as pessoas: ser, ao mesmo tempo, um canal de informação, relacionamento e comunicação.


Bruno Blankenburg é jornalista por formação e gerente de Planejamento da Alertse Comunicação.

Disponível em :http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=234&tipo=G

Nenhum comentário: