Pular para o conteúdo principal

Como Alcançar Excelência no Atendimento?

Por Vincent Deschamps, CEO e Presidente do Conselho da Echopass Corp

Algumas empresas enxergam o serviço ao cliente como algo inevitável aos negócios, como uma das despesas necessárias. Contudo, se partirmos de uma nova visão, isto pode se tornar uma vantagem estratégica que estimula o crescimento. Com base na experiência adquirida na Echopass Corp (líder no segmento de call centers no mercado norte americano), os seis itens a seguir mostram como transformar o atendimento em algo relevante para o cliente e lucrativo para a empresa.


1. Alinhamento e visão:Alinhamento e visão: Ao definir que o serviço ao cliente será uma estratégia competitiva para sua empresa, todos os departamentos devem estar alinhados com a mesma visão, pois a solução para a demanda iniciada pelo cliente no atendimento dependerá do serviço dessas outras áreas também.

A empresa pode decidir focar-se mais na retenção de seus melhores clientes, aprimorar a fidelidade do seu segundo patamar de clientes, ou mesmo, tentar fazer com que todos os seus clientes passem a comprar mais. Cada empresa terá seu objetivo, porém se não houver alinhamento e clareza destes, ela irá apenas manifestar-se a favor de tal ação, sem realmente agir na prática.


2. Focar-se na experiência do cliente: A estratégia de serviço ao cliente tem foco no que é melhor para o cliente. As iniciativas para redução de custos, como URAs e outras formas de atendimento eletrônico, precisam ser bem pensadas, pois a experiência do cliente pode ser prejudicada quando as empresas implementam novas tecnologias sem levar em conta todos os possíveis impactos, deixando de atender a uma necessidade ou desejo do cliente.


3. Segmentar os clientes: Nem todos os clientes são iguais e nem mesmo se comportam da mesma maneira. Devemos saber quem é o cliente e como ele prefere fazer contato: se através de uma ligação, encaminhando um e-mail, um fax, interagindo via web, dentre outros pontos de contato. Dessa forma, esse conhecimento deve ser utilizado para impactar decisões no que diz respeito à melhor maneira de se comunicar os clientes de cada segmento.

Analise quem faz ligações, com que frequência e o motivo dessas chamadas. Faça essa análise mesmo quando a resposta lhe parecer óbvia. Os resultados podem ser surpreendentes.


4. Valorizar os operadores: Geralmente, as pessoas que atuam no serviço ao cliente são as que possuem os salários mais baixos, no entanto, trabalham com a mais delicada operação da empresa: lidar diretamente com o cliente. As empresas que possuem os melhores serviços de atendimento ao cliente pensam nos seus agentes, dando-lhes as ferramentas necessárias e, conseqüentemente, fazem com que tanto eles quanto os clientes fiquem satisfeitos.

Por exemplo, o uso de uma ferramentas de processos pode guiar um operador de call center em uma transação complicada, garantindo que o processo possa ser acompanhado. Além disso, aperfeiçoa as técnicas de persuasão, fazendo com que o operador utilize os termos corretos e os apresente para o cliente na ordem apropriada.
Ferramentas de gravação são excelentes para observar, padronizar e treinar em cima de situações reais. Quando uma empresa grava os atendimentos ao cliente dos agentes mais bem sucedidos nas ligações, as perguntas mais frequentes, respostas e comentários podem ser colocados dentro de um processo.

Em alguns casos, gerir os seus atendentes pode resultar em deixá-los trabalhar de casa. No geral, os agentes ficam mais felizes quando há a possibilidade de trabalharem em casa. Eles são remunerados da mesma maneira, porém com a vantagem de economizar o dinheiro do transporte. Nunca se atrasam, raramente ficam doentes e a sua produtividade geralmente é maior do que se estivessem trabalhando no escritório. Além disso, a empresa pode reduzir custos.


5. Encontrar a melhor parceria: Atualmente, com o uso da tecnologia como pilar do serviço ao cliente, as empresas devem encontrar parceiros e fornecedores que entendam a necessidade de ter este serviço como estratégia competitiva do negócio. O critério de avaliação para esta parceria deve levar em conta a vasta experiência em serviços ao cliente, e se possível, um histórico de clientes com os mesmos objetivos que o seu, com prêmios empresariais, reputação e paixão por aquilo que você deseja realizar.


6. Avaliar as suas expectativas: Desde o início, todas as ações devem ser mensuradas em relação aos objetivos. Quer melhorar a retenção de clientes? Aumentar a receita? Realizar mais negócios sem aumentar custos? Independente do objetivo é necessário medir as ações, estipular as prioridades e saber o que acontece no serviço ao cliente de sua empresa.

* Material que o professor do MBA disponibilizou e achei interessante dividir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...