Pular para o conteúdo principal

Personal branding: construindo reputação com as redes sociais

Cleyton Carlos Torres

Ora, não é novidade alguma que as mídias digitais conectadas em rede são excelentes ferramentas para que uma empresa possa trabalhar novos conceitos de negócios, explorar novos mercados promissores e estabelecer maneiras mais eficazes de construir sua imagem, tecendo uma relação mais direta, customizada e singular com seus consumidores e clientes, com o intuito de maximizar sua presença – digital ou não.

Acontece que tais mecanismos também podem e devem ser trabalhados em prol do profissional. Nada mais justo do que usar as redes sociais para criar novos cenários de atuação, explorar vias de acesso que antes eram restritas e determinadas somente a específicos grupos de desempenho e, principalmente, ter uma relação, por que não, mais direta, customizada e singular com as empresas.

As maneiras de se estabelecer um personal branding eficaz são simples, porém trabalhosas e requerem dedicação quase que diária, além de paciência, já que ninguém constrói sua marca pessoal da noite para o dia. Portanto, tenha em mente que todo esse trabalho será de longo prazo e minucioso, porém muito produtivo profissionalmente.

O profissional pode começar observando os cenários que pretende adentrar. Se for no segmento da comunicação, por exemplo, quais os meios mais utilizados por grandes profissionais e empresas? Uma rápida e detalhada análise permitirá conhecer melhor esse mercado e, com isso, procurar a maneira mais eficiente para estabelecer uma conexão nas redes sociais

Uma vez que essas mídias não são espaços íntimos e muito menos totalmente pessoais, ter a consciência de que publicar comentários pejorativos ou negativos sobre determinado assunto pode, muitas vezes, danificar a imagem de um profissional. Não é tão difícil imaginar que se seu colega pode ver aquela foto que em você aparece em poses polêmicas, seu chefe – ou futuro chefe – também pode ver. Ou pior: o profissional concorrente também pode ver a imagem.

Está cada vez mais claro que as empresas estão usando o comportamento dos usuários para recrutar e contratar novos integrantes. Por que não entrar nessa onda? Acontece que as mesmas empresas que usam tais mídias na procura de novos profissionais também as usam para obter um maior conhecimento sobre a vida comportamental desses “candidatos” e, desse modo, excluir os “fanfarrões”, separando, em uma primeira análise superficial, o joio do trigo.

Tenha isso em mente quando pretender apenas se exibir, em vez de ser enxergado. Usar o Twitter como uma canal de divulgação de notícias sobre seu determinado segmento, criar laços com profissionais mais consagrados ou simplesmente para se manter atualizado, seguindo quem realmente tem algo a dizer, já é um bom começo. Agora, publicar dezenas de tweets com ofensas a tudo e a todos ou, pior, nem mesmo atualizá-lo, é pedir para ser passado em branco.

Outro ponto determinante que qualquer profissional pode trabalhar é a criação de um blog. Blogs permitem que empresas ou clientes percebam o seu nível de familiaridade com o assunto debatido. Um bom domínio do português somado com uma capacidade interessante de conhecimento sobre design e layout oferecem aos futuros consumidores ou chefes uma boa dose de como você é aplicado e estuda o assunto. Mais uma vez, não é tão difícil observar que você atingirá mais facilmente seu “público” se possuir algo para dizer.

Personal branding construído nas redes sociais tem basicamente dois pontos principais em sua estrutura resultante: reputação e referência. Ao construir uma boa reputação em determinado setor, virar referência no assunto é questão de tempo. Ao virar referência em determinado tema, sua reputação estará cada vez mais solidifica. É claro que jamais o trabalho de manutenção deve ser deixado de lado. Quanto maior a altura, mais é o nível de responsabilidades durante o voo.

Material disponível em: http://imasters.com.br/artigo/22462/carreira/personal-branding-construindo-reputacao-com-as-redes-sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...