Pular para o conteúdo principal

A Comunicação Empresarial e o Marketing Moderno


*Camila de Oliveira Guimarães



Há algumas décadas atrás, emergia no mercado empresarial conceitos e ações nunca mencionados anteriormente, dentre eles os relacionados com a comunicação corporativa e todo seu universo. Atualmente, fica impossível imaginar planos de ações empresariais que ignorem o papel da comunicação e seu poder em lidar com a imagem da instituição. A comunicação empresarial é sim uma poderosa ferramenta estratégica e, assim como menciona Roger Cahen, em seu livro Comunicação empresarial - A imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de Marketing -, quando levada a sério é uma atividade que pode ser considerada um investimento empresarial e não uma despesa.



Mas afinal de contas, o que é a Comunicação Empresarial? No conceito trabalhado pelo autor, comunicação corporativa é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar - onde ainda não existir ou for neutra - manter - onde já existir – ou, ainda, mudar para favorável, onde for negativa, a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários. Ela deve fazer parte das estratégias de Marketing, entenda-se aqui Marketing como um grande jogo mercadológico, no qual ganhar o mercado é o grande prêmio final. A comunicação em conjunto com outras siglas, como Finanças, produção, Pesquisa e Desenvolvimento, Recursos Humanos, Organização e método, entre outras, são ferramentas estratégicas e fundamentais ao Marketing da instituição.


Cabe então dissecar o conceito, para melhor compreensão das práticas do marketing Empresarial. As políticas de comunicação, assim como as de Marketing, têm cunho sistemicamente administrativo, o que significa que as ações devem ser permanentes e não momentâneas e, ainda, devem depender o menos possível de ações individuais, já que devem ser frutos de sistemas implantados na organização.


Em meio a todas as ações de uma boa Comunicação Institucional, vale ressaltar que em nenhuma delas será obtido o sucesso, se não houver um reconhecimento organizacional de seu papel na empresa. A preocupação com o funcionamento harmonioso e planejado das políticas de Marketing e Comunicação deve pautar a rotina da administração organizacional. Sistemas como o mailing list ou como arquivos em geral devem ser considerados estratégicos, já que demandam trabalho humano. Todas as ações devem estar em concordância com a natureza da organização.


Bom, mas o que vem a ser esse caráter estratégico da Comunicação, ou como um todo do Marketing? O termo refere-se ao fato de as ações mencionadas fazerem parte direta da rotina dos altos escalões empresariais, que devem traçar metas e desenvolver o chamado Plano Integrado de Comunicação Empresarial. As ações são estratégicas e não táticas, pois fazem parte do Marketing Global da empresa e estão intrinsecamente ligadas ao retorno do capital e a geração dos lucros institucionais. Só a diretoria pode definir e aprovar recursos materiais, financeiros e humanos para o desenvolvimento de execução do plano comunicacional. Isso é claro, se ela entende e vê a comunicação como instrumento desse Marketing, e o Marketing como norteador das políticas institucionais.


Ainda ao dissecar os conceitos da definição de Roger Cahen da Comunicação Empresarial, torna-se necessário explicitar os conceitos de imagem positiva e públicos prioritários. Como imagem positiva entende-se a boa imagem percebida por todos os públicos da corporação, que os estimula a manter uma relação amistosa com a empresa ou com os produtos e serviços oferecidos pela instituição. Essa relação será mais tarde convertida em cifras para o lucro institucional. Os públicos prioritários são exatamente esses segmentos que, de alguma forma, agem e influenciam o universo sócio, político, geográfico, econômico, cultural e ambiental de uma empresa. Vale lembrar que essas ações acontecem nem sempre de forma explícita, o que não as torna menos importante ou consistente. É neste sentido que a comunicação responsabiliza-se pelo contato com esses públicos, que, se efetuado com cuidado, obterá sucesso e, ainda será fundamental para a vitória no grande jogo do Marketing.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc