Pular para o conteúdo principal

E-mail Marketing - Assunto do momento

Rodrigo Gonçalves tira dúvida sobre e-mail marketing no portal Nós da Comunicação.


Rodrigo Gonçalves: mitos e verdades sobre o novo código de e-mail marketing

Há algumas semanas, desde o lançamento oficial do novo código de autorregulamentação de e-mail marketing, tenho lido e ouvido algumas questões e afirmações que colocam em dúvida a praticidade do documento, o que não é verdade. Vejamos alguns mitos e a verdade a respeito do novo código:

MITO 1: O código proíbe o envio de e-mails sem autorização para fins de prospecção.

FATO: Esta é uma informação que não procede. Primeiro porque, mesmo sem o código, no Brasil, a prática de envio de e-mails sem solicitação é considerada SPAM, gerando bloqueios por parte dos provedores de e-mails (gratuitos e corporativos) e inclusões em listas internacionais de RBL (as black-lists de spammers). Então, o código apenas reafirma o não uso dessa prática.

A metodologia de envio de e-mails sem autorização para fins de prospecção é conhecida como Modelo Opt-out e, atualmente, só é praticada nos Estados Unidos. A Europa adotou o modelo Opt-in, no qual é necessária a prévia inscrição de todos em listas autorizadas de e-mails e o Brasil adotou o modelo Soft Opt-in, em que basta um prévio contato comercial ou social para o envio dos primeiros e-mails.

Em todo caso, como sabemos que a Internet é global e suas ações provocam reações em vários lugares, recomendamos inclusive a adoção do Double Opt-in (o opt-in que é confirmado através de um link enviado por e-mail), pois uma campanha enviada do Brasil pode sofrer bloqueios em black-lists na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo e, dependendo da RBL, a política de desbloqueio é a comprovação através de log do cadastramento daquele destinatário, sob pena de permanecer bloqueado ad eternum.

O código apenas defende o direito do destinatário de receber aquilo que lhe interessa.

MITO 2: Se não posso enviar e-mails não autorizados para prospecção, o negócio do e-mail marketing não funciona.

FATO: Qualquer bom profissional de marketing sabe que a obtenção de e-mails para cadastramento não está diretamente relacionada ao envio de e-mails ou ao website. Existem diversas metodologias on-line e off-line para prospecção. Basta usar a criatividade e a inteligência ou conhecer um bom profissional de marketing digital.Como exemplo, podemos citar a utilização de bases em parceria, como previsto pelo próprio código em seu artigo sétimo.

Na prática, funciona assim:

A sua empresa gostaria de fazer e-mail marketing, mas não possui uma base de e-mails significativa. Então, busca uma empresa parceira, que fará uma campanha de indicação, em que o assunto, o remetente e o e-mail vão identificados como aquele da empresa que detém o opt-in daqueles e-mails (a parceira), mas o restante do conteúdo vai apresentando a sua empresa. No mesmo e-mail pode ser incluído um mecanismo de opt-in, para aqueles que desejarem fazer parte de sua lista de envios permanente. Este é apenas um método entre vários possíveis.

MITO 3: Ora, se o outdoor e o anúncio de TV são exibidos ao público sem autorização, por que o e-mail marketing não pode ser do mesmo jeito?

FATO: Bem, quanto ao outdoor, o público não guarda a mídia dentro da bolsa, portanto, não acumula espaço. E quanto à exposição, a pessoa pode olhar para o outro lado. E na TV? Será que ninguém muda de canal na hora do intervalo? Nessas duas mídias há a escolha do envolvido em ser atingido ou não pela mensagem. O e-mail marketing é mídia de permissão, marketing direto. Não deve nunca ser confundido com mídia de massa.

MITO 4: Meu produto só venderá se eu mandar e-mails para o maior número de pessoas possível. SPAM pode até ser errado, mas dá resultado.

FATO: Já existem números que comprovam que e-mail marketing, feito da maneira correta, enxuga custos e gera resultados. Mantendo relacionamento, buscando informações, é possível enviar o e-mail certo para as pessoas certas e gerar boas conversões. Quanto ao fato de haver conversões também com o SPAM, que pode ser errado, mas dá resultado, uma afirmação categórica minha: roubar bancos também pode dar resultado e, nem por isso é correto, não?
Enviem suas perguntas. Vamos tornar o código cada vez mais claro para todos. Faz bem para o mercado, faz bem para o consumidor.

Rodrigo Gonçalves é gerente comercial da Mailsender Tecnologia. Consultor de marketing, atua também com inteligência competitiva.

Máteria disponível em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=165&tipo=G

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...