Pular para o conteúdo principal

IMAGEM PROFISSIONAL: CUIDADO COM ELA

Diz o adágio popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”, e quando observamos algumas imagens do nosso cotidiano, algumas realmente não necessitam de palavras para nos dar uma real dimensão dos fatos, as imagens muita das vezes falam por si só, então concluímos que o tal dito popular citado acima e verdadeiro. Logo concluímos imagem é tudo.

E se resolvêssemos aplicar o mesmo ditado popular à nossa imagem profissional. Será que ela valeria mais que mil palavras? Se analisarmos a nossa volta vamos perceber que o tempo todo as empresas, artistas, políticos, desportistas ou até mesmo as pessoas que nos circunvizinham estão de alguma maneira preocupados com a sua imagem, uns com maior poder econômico tem a facilidade de contratar profissionais para gerenciarem as suas imagens. Empresas gastam milhões ano após ano para proteger, solidificar e fundamentar a sua imagem bem como a sua marca e seus produtos. Logo se há uma preocupação tão intensa e um custo tão grande para zelar pela imagem, perguntamos imagem é tudo?


“Levasse vinte anos para se construir uma boa reputação e cinco minutos para arruíná-la”. O que estudiosos da área comportamental afirmam, ousamos a discordar, porque para arruinar uma reputação cinco minutos e muito tempo, precisa-se de muito menos que isto para ver algo construído por anos jogado na lata do lixo.


As pessoas vendem sua imagem profissional nos seus currículos, muito bem elaborados e cheios de qualidades expostas, e esta venda e solidificada ou destruída nos primeiros contatos nas entrevistas a que estes profissionais são submetidos. Porém quando este é contratado toda aquela imagem plantada e que fizera com que tal profissional fosse contratado é jogada fora por conta de atitudes contrarias no seu dia a dia no desenvolvimento de suas atividades, o que causa um desgaste na sua imagem profissional e uma vez que esta imagem sofre este desgaste os prejuízos são imensos.


Questionamos aqui: quanto vale a sua imagem profissional? Se pudéssemos contratar profissionais de marketing, personal style e outros tantos profissionais, quanto estaríamos dispostos a pagar para cuidar de nossa imagem? Nossa imagem profissional é o patrimônio mais precioso que possuímos. E uma vez que esta é descuidada pode-se não ter uma nova oportunidade de se recuperar.


Torna-se verdadeiro um outro provérbio de autor desconhecido que diz “a primeira impressão é a que fica”, portanto uma vez que causada uma crise na imagem profissional, talvez não se tenha mesmo uma segunda chance para repará-la. Os danos causados por uma má imagem muita das vezes são irreversíveis e os prejuízos são enormes.


O que pode causar uma crise na imagem de um profissional? São inúmeras as possibilidades: má conduta, boatos, relacionamento interpessoal ruim, desrespeito as autoridades da organização. Muitas outras atitudes poderiam ser citadas aqui, mais desviaria o foco, mas não é nossa intenção ficar aqui relatando o comportamento humano e sim o prejuízo que este gera de impacto tanto negativo quanto positivo em caso de comportamento diferente dos mencionados.


A crise de imagem e potencialmente mais devastadora do que as crises comuns, porque podem destruir o maior patrimônio de uma empresa, personalidade ou profissionais: a reputação. ROSA-2003 estamos vivendo a “era dos escândalos” onde nossa privacidade é invadida a cada momento por pessoas que estão munidas de aparatos tecnológicos que são despejados no mercado a todo o momento. Então devemos ter cuidado com o que fazemos ou falamos para que não tenhamos nossa imagem profissional maculada por atitudes que podem levar anos para serem apagadas, e acredite talvez não se consiga mesmo apagar.


É necessário um zelo com a imagem profissional, para que tal imagem continue sem maculas o que abrirá muitas portas e a base de tudo isto é pautar todas as decisões de uma maneira ética e voltada também para uma responsabilidade social, agindo com lealdade para com a instituição a qual está vinculada. Procurando pautar o que é vendido nos currículos com a pratica. Assim mantendo-se longe de situações que pode causar desgaste à sua imagem e trazer prejuízos irreparáveis para toda a vida.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/63585/1/IMAGEM-PROFISSIONAL-CUIDADO-COM-ELA/pagina1.html#ixzz1MrRbfP70



IMAGEM PROFISSIONAL: CUIDADO COM ELA publicado 12/04/2011 por weliton senna frança em http://www.webartigos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc