Diz o adágio popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”, e quando observamos algumas imagens do nosso cotidiano, algumas realmente não necessitam de palavras para nos dar uma real dimensão dos fatos, as imagens muita das vezes falam por si só, então concluímos que o tal dito popular citado acima e verdadeiro. Logo concluímos imagem é tudo.
E se resolvêssemos aplicar o mesmo ditado popular à nossa imagem profissional. Será que ela valeria mais que mil palavras? Se analisarmos a nossa volta vamos perceber que o tempo todo as empresas, artistas, políticos, desportistas ou até mesmo as pessoas que nos circunvizinham estão de alguma maneira preocupados com a sua imagem, uns com maior poder econômico tem a facilidade de contratar profissionais para gerenciarem as suas imagens. Empresas gastam milhões ano após ano para proteger, solidificar e fundamentar a sua imagem bem como a sua marca e seus produtos. Logo se há uma preocupação tão intensa e um custo tão grande para zelar pela imagem, perguntamos imagem é tudo?
E se resolvêssemos aplicar o mesmo ditado popular à nossa imagem profissional. Será que ela valeria mais que mil palavras? Se analisarmos a nossa volta vamos perceber que o tempo todo as empresas, artistas, políticos, desportistas ou até mesmo as pessoas que nos circunvizinham estão de alguma maneira preocupados com a sua imagem, uns com maior poder econômico tem a facilidade de contratar profissionais para gerenciarem as suas imagens. Empresas gastam milhões ano após ano para proteger, solidificar e fundamentar a sua imagem bem como a sua marca e seus produtos. Logo se há uma preocupação tão intensa e um custo tão grande para zelar pela imagem, perguntamos imagem é tudo?
“Levasse vinte anos para se construir uma boa reputação e cinco minutos para arruíná-la”. O que estudiosos da área comportamental afirmam, ousamos a discordar, porque para arruinar uma reputação cinco minutos e muito tempo, precisa-se de muito menos que isto para ver algo construído por anos jogado na lata do lixo.
As pessoas vendem sua imagem profissional nos seus currículos, muito bem elaborados e cheios de qualidades expostas, e esta venda e solidificada ou destruída nos primeiros contatos nas entrevistas a que estes profissionais são submetidos. Porém quando este é contratado toda aquela imagem plantada e que fizera com que tal profissional fosse contratado é jogada fora por conta de atitudes contrarias no seu dia a dia no desenvolvimento de suas atividades, o que causa um desgaste na sua imagem profissional e uma vez que esta imagem sofre este desgaste os prejuízos são imensos.
Questionamos aqui: quanto vale a sua imagem profissional? Se pudéssemos contratar profissionais de marketing, personal style e outros tantos profissionais, quanto estaríamos dispostos a pagar para cuidar de nossa imagem? Nossa imagem profissional é o patrimônio mais precioso que possuímos. E uma vez que esta é descuidada pode-se não ter uma nova oportunidade de se recuperar.
Torna-se verdadeiro um outro provérbio de autor desconhecido que diz “a primeira impressão é a que fica”, portanto uma vez que causada uma crise na imagem profissional, talvez não se tenha mesmo uma segunda chance para repará-la. Os danos causados por uma má imagem muita das vezes são irreversíveis e os prejuízos são enormes.
O que pode causar uma crise na imagem de um profissional? São inúmeras as possibilidades: má conduta, boatos, relacionamento interpessoal ruim, desrespeito as autoridades da organização. Muitas outras atitudes poderiam ser citadas aqui, mais desviaria o foco, mas não é nossa intenção ficar aqui relatando o comportamento humano e sim o prejuízo que este gera de impacto tanto negativo quanto positivo em caso de comportamento diferente dos mencionados.
A crise de imagem e potencialmente mais devastadora do que as crises comuns, porque podem destruir o maior patrimônio de uma empresa, personalidade ou profissionais: a reputação. ROSA-2003 estamos vivendo a “era dos escândalos” onde nossa privacidade é invadida a cada momento por pessoas que estão munidas de aparatos tecnológicos que são despejados no mercado a todo o momento. Então devemos ter cuidado com o que fazemos ou falamos para que não tenhamos nossa imagem profissional maculada por atitudes que podem levar anos para serem apagadas, e acredite talvez não se consiga mesmo apagar.
É necessário um zelo com a imagem profissional, para que tal imagem continue sem maculas o que abrirá muitas portas e a base de tudo isto é pautar todas as decisões de uma maneira ética e voltada também para uma responsabilidade social, agindo com lealdade para com a instituição a qual está vinculada. Procurando pautar o que é vendido nos currículos com a pratica. Assim mantendo-se longe de situações que pode causar desgaste à sua imagem e trazer prejuízos irreparáveis para toda a vida.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/63585/1/IMAGEM-PROFISSIONAL-CUIDADO-COM-ELA/pagina1.html#ixzz1MrRbfP70
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/63585/1/IMAGEM-PROFISSIONAL-CUIDADO-COM-ELA/pagina1.html#ixzz1MrRbfP70
IMAGEM PROFISSIONAL: CUIDADO COM ELA publicado 12/04/2011 por weliton senna frança em http://www.webartigos.com
Comentários