"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

10 dicas para tornar seus tuítes mais interessantes


Pesquisa revela que notícias em tempo real, moderação em hashtags, acrescentar informações e comentários interessantes podem ajudar a tornar postagens mais úteis.

Pesquisadores das universidades de Carnegie Mellon, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Georgia Tech disponibilizaram uma lista com 9 dicas baseadas em estudos para trazer utilidade aos seus tuítes (a maioria das mensagens publicadas são inúteis, aponta uma pesquisa).

1 – Notícia velha não é notícia: O Twitter enfatiza a informação em tempo real, para que ela possa se espalhar rapidamente. Os seguidores ficam rapidamente entediados ao ver até mesmo links relativamente recém-publicados várias vezes.

2 - Contribua para a história: Para manter as pessoas interessadas, adicione sua opinião, um fato pertinente ou acrescente a uma conversa antes de clicar em “enviar” ou “retweet”.

3 – Seja breve: O Twitter tem o limite de 140 caracteres por mensagem, mas os usuários ainda apreciam a concisão. Usar o mínimo de caracteres possível deixa mais espaço para cometários em retweets.

4 – Limites: Usar hashtags (palavras com # antes), abreviações e mencionar usuários demais tornam os tuítes difíceis de ler. Mas usar esses recursos com moderação podem ajudar a conseguir mais seguidores, em especial no caso das hashtags.

5 – Guarde para você: Tuítes com detalhes pessoais não agradam a maioria dos usuários. Os pesquisadores encontram um ódio especial dos internautas por tweets de check-ins na rede social de geolocalização Foursquare.

6 – Dê um contexto: Tuítes muito curtos podem torná-los incompreensíveis. Simplesmente publicar um link de blog ou foto, sem oferecer uma razão para clicar foram descritos como “ruins”.

7 – Não reclame: Sentimentos negativos e reclamações não agradam.

8 – Provoque: Portais de notícias e empresas em geral querem que os internautas acessem seus links. Não revele toda a informação no tuíte.

9 – Para figuras públicas: Geralmente as pessoas seguem você para ler insights profissionais, mas fofocas e detalhes do cotidiano podem fazê-las perderem o interesse no seu perfil.

10 – Vá com calma: Não envie muitos tuítes ao mesmo tempo. Isso “inunda” a timeline e pode fazer com que você perca seguidores

Por Bob Brown

*Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2012/02/02/10-dicas-para-tornar-seus-tuites-mais-interessantes/

Nenhum comentário: