Pular para o conteúdo principal

Comunicação boca-a-boca em ambiente digital

Rodrigo Capella

O título deste artigo pode, em um primeiro momento, causar estranheza. Mas, eu logo explico: a comunicação em ambiente digital ganha, momento a momento, mais potencial boca-a-boca. Se antes, as ações comunicacionais apostavam na viralização pura e simples; agora baseiam-se no poder opinativo do consumidor final, conectado em ambientes plurais e mais dinâmicos.

A mudança, com reflexo positivo na economia e nos âmbitos corporativos, reforça a necessidade de planejamento continuo e impulsiona a divulgação de mensagens cada vez mais precisas, eficazes e informativas. Não há mais espaço para a propaganda adjetivada na essência e recheada de fatores de convencimento.

Mas, então, qual o melhor caminho? O que deve ser feito? Dave Kissel, sócio-diretor do Zócalo Group, empresa do Grupo Ketchum que desenvolve programas de Word Mouth, apresentou, durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, a palestra “O impacto da comunicação boca-a-boca na reputação e nos negócios de uma organização”.

Dave comentou, entre outros temas, que uma comunicação boca-a-boca deve passar por algumas etapas. A primeira é medir e entender como as pessoas aceitam e comentam a marca. Nas fases seguintes, traça-se, por exemplo, ações de engajamento, criação, aproximação e mensuração do impacto causado.

Esses procedimentos visam à conclusão de um ciclo, que se bem conduzido transforma consumidores em defensores da marca. No primeiro estágio, os internautas são chamados de bees, já que têm contato com a marca, mas não a admiram totalmente. Na fase seguinte, temos os recognized recommanders, seguidos pelos industry eminents.

No passo final, os compradores viram brand evangelists, ou seja, evangelizadores. Apreciam a marca, trocam informações com os fabricantes e indicam a utilização de determinados produtos. Em muitos momentos, atuam como consultores, projetando produtos e auxiliando no melhoramento dos existentes. Na outra ponta do ciclo, temos os determined detractors, que não gostam da marca e, com um simples descontentamento, impactam vendas, gerando prejuízos institucionais, muitas vezes irreversíveis.

A linha entre o brand evangelists e o determined detractors é tênue e deve ser muito bem trabalhada, com cautela, respeito e critérios rígidos. Qualquer tropeço no ambiente digital pode custar caro. Essa é a comunicação boca-a-boca! Rápida, ágil e repleta de caminhos!

(*) Rodrigo Capella é assessor de imprensa desde 2002, formado em Jornalismo pela Umesp, pós-graduado em Jornalismo Institucional pela PUC-SP, autor, entre outros, de "Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia". Ministra o curso “Engagement: dicas para um relacionamento diferenciado com imprensa e cliente” na Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). Trabalha na FirstCom Comunicação.

*Material do portal Comunique-se, disponível em:http://www.comunique-se.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc