Pular para o conteúdo principal

Diretores Vestem Roupas de Funcionários e Vão a Campo

* Algo parecido com essa ação foi comentada em minha última aula da pós...lembrei que tinha guardado esse material do site da GECORP e quero compartilhar com vocês.

Abraço em todos!!!

Dani Cabraíba


Diretores Vestem Roupas de Funcionários e Vão a Campo



Certo dia, a diretoria da Ampla/Endesa, empresa do Rio de Janeiro que distribui energia elétrica para 73% do território do Estado, resolveu sair a campo para acompanhar equipes de trabalho, vivenciando a rotina dos colaboradores. Um dos diretores chegou a vestir o uniforme anti-chamas que a equipe usava. Percebeu que poderia morrer com o traje usado durante vários anos por seus funcionários - insuportavelmente quente. A experiência fez com que mobilizasse a equipe de segurança do trabalho e os diretores das áreas de negócio. O uniforme foi então alterado, adotando-se desde então um modelo mais leve e eficiente. Outra mudança implementada em decorrência do programa - que ficou conhecido como "Diretoria em Campo" - foi oferecer café da manhã aos profissionais que trabalham na rua pois notou-se que muitos dos colaboradores começavam sua jornada sem alimentação adequada pela manhã.

A iniciativa faz parte de um programa da Ampla/Endesa em que a diretoria é convocada a sair de suas salas refrigeradas e a participar de vivências com seus funcionários. "Começamos o projeto em 2007 ao perceber que informações chegam à diretoria sempre após passar por diversos filtros. Percebemos ainda que bom gestor deve ter um conhecimento amplo do negócio do qual está a frente", diz André Moragas, diretor de relações institucionais da empresa. Ele conta que se os ganhos para a diretoria foram grandes, foram maiores ainda para os colaboradores. "O projeto representou a abertura de um canal direto com o presidente ou o diretor da companhia, que vai literalmente trabalhar a seu lado", diz Moragas.

Como o projeto agradou aos funcionários, a empresa resolveu criar um outro programa, batizado de "Diretoria Itinerante", que consiste na ida de diretores da Ampla/Endesa a uma localidade da área de concessão da distribuidora para aproximar a alta direção da empresa de seus colaboradores. "A Ampla atua em 66 municípios do Rio de Janeiro, com 2,3 milhões de clientes. Muitos dos municípios estão em regiões afastadas da sede da concessionária [Niterói], o que reforça a importância da iniciativa", diz Moragas.

Ele conta que, pela proposta, os dez diretores da Ampla/Endesa Brasil chegam ao município acompanhados do presidente da Ampla, Cristián Fierro, e tomam café da manhã com os colaboradores. Depois visitam as instalações do pólo operacional e se reúnem com os líderes de equipe. Participam da inauguração de novas instalações da Ampla na região e depois jantam com os líderes de equipe, abrindo assim um canal direto entre os colaboradores e a cúpula da empresa.

"Nos encontros entre os executivos e os colaboradores, abordam-se temas como as metas do ano, tiram-se dúvidas, discute-se a empresa, a realidade do trabalho naquela cidade, são feitas reivindicações e tomadas decisões que sempre aperfeiçoam a rotina do trabalho. O colaborador se sente valorizado. Para os executivos, é uma oportunidade de vivenciar como se trabalha nas localidades", diz.

"Em geral, várias melhorias são efetuadas após esses encontros, que ainda ajudam a aumentar a auto-estima dos profissionais envolvidos. Isso acaba se refletindo positivamente no atendimento ao cliente", completa Moragas.

Fonte: Por Alexandre Staut, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...