* Algo parecido com essa ação foi comentada em minha última aula da pós...lembrei que tinha guardado esse material do site da GECORP e quero compartilhar com vocês.
Abraço em todos!!!
Dani Cabraíba
Diretores Vestem Roupas de Funcionários e Vão a Campo
Certo dia, a diretoria da Ampla/Endesa, empresa do Rio de Janeiro que distribui energia elétrica para 73% do território do Estado, resolveu sair a campo para acompanhar equipes de trabalho, vivenciando a rotina dos colaboradores. Um dos diretores chegou a vestir o uniforme anti-chamas que a equipe usava. Percebeu que poderia morrer com o traje usado durante vários anos por seus funcionários - insuportavelmente quente. A experiência fez com que mobilizasse a equipe de segurança do trabalho e os diretores das áreas de negócio. O uniforme foi então alterado, adotando-se desde então um modelo mais leve e eficiente. Outra mudança implementada em decorrência do programa - que ficou conhecido como "Diretoria em Campo" - foi oferecer café da manhã aos profissionais que trabalham na rua pois notou-se que muitos dos colaboradores começavam sua jornada sem alimentação adequada pela manhã.
A iniciativa faz parte de um programa da Ampla/Endesa em que a diretoria é convocada a sair de suas salas refrigeradas e a participar de vivências com seus funcionários. "Começamos o projeto em 2007 ao perceber que informações chegam à diretoria sempre após passar por diversos filtros. Percebemos ainda que bom gestor deve ter um conhecimento amplo do negócio do qual está a frente", diz André Moragas, diretor de relações institucionais da empresa. Ele conta que se os ganhos para a diretoria foram grandes, foram maiores ainda para os colaboradores. "O projeto representou a abertura de um canal direto com o presidente ou o diretor da companhia, que vai literalmente trabalhar a seu lado", diz Moragas.
Como o projeto agradou aos funcionários, a empresa resolveu criar um outro programa, batizado de "Diretoria Itinerante", que consiste na ida de diretores da Ampla/Endesa a uma localidade da área de concessão da distribuidora para aproximar a alta direção da empresa de seus colaboradores. "A Ampla atua em 66 municípios do Rio de Janeiro, com 2,3 milhões de clientes. Muitos dos municípios estão em regiões afastadas da sede da concessionária [Niterói], o que reforça a importância da iniciativa", diz Moragas.
Ele conta que, pela proposta, os dez diretores da Ampla/Endesa Brasil chegam ao município acompanhados do presidente da Ampla, Cristián Fierro, e tomam café da manhã com os colaboradores. Depois visitam as instalações do pólo operacional e se reúnem com os líderes de equipe. Participam da inauguração de novas instalações da Ampla na região e depois jantam com os líderes de equipe, abrindo assim um canal direto entre os colaboradores e a cúpula da empresa.
"Nos encontros entre os executivos e os colaboradores, abordam-se temas como as metas do ano, tiram-se dúvidas, discute-se a empresa, a realidade do trabalho naquela cidade, são feitas reivindicações e tomadas decisões que sempre aperfeiçoam a rotina do trabalho. O colaborador se sente valorizado. Para os executivos, é uma oportunidade de vivenciar como se trabalha nas localidades", diz.
"Em geral, várias melhorias são efetuadas após esses encontros, que ainda ajudam a aumentar a auto-estima dos profissionais envolvidos. Isso acaba se refletindo positivamente no atendimento ao cliente", completa Moragas.
Fonte: Por Alexandre Staut, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
Abraço em todos!!!
Dani Cabraíba
Diretores Vestem Roupas de Funcionários e Vão a Campo
Certo dia, a diretoria da Ampla/Endesa, empresa do Rio de Janeiro que distribui energia elétrica para 73% do território do Estado, resolveu sair a campo para acompanhar equipes de trabalho, vivenciando a rotina dos colaboradores. Um dos diretores chegou a vestir o uniforme anti-chamas que a equipe usava. Percebeu que poderia morrer com o traje usado durante vários anos por seus funcionários - insuportavelmente quente. A experiência fez com que mobilizasse a equipe de segurança do trabalho e os diretores das áreas de negócio. O uniforme foi então alterado, adotando-se desde então um modelo mais leve e eficiente. Outra mudança implementada em decorrência do programa - que ficou conhecido como "Diretoria em Campo" - foi oferecer café da manhã aos profissionais que trabalham na rua pois notou-se que muitos dos colaboradores começavam sua jornada sem alimentação adequada pela manhã.
A iniciativa faz parte de um programa da Ampla/Endesa em que a diretoria é convocada a sair de suas salas refrigeradas e a participar de vivências com seus funcionários. "Começamos o projeto em 2007 ao perceber que informações chegam à diretoria sempre após passar por diversos filtros. Percebemos ainda que bom gestor deve ter um conhecimento amplo do negócio do qual está a frente", diz André Moragas, diretor de relações institucionais da empresa. Ele conta que se os ganhos para a diretoria foram grandes, foram maiores ainda para os colaboradores. "O projeto representou a abertura de um canal direto com o presidente ou o diretor da companhia, que vai literalmente trabalhar a seu lado", diz Moragas.
Como o projeto agradou aos funcionários, a empresa resolveu criar um outro programa, batizado de "Diretoria Itinerante", que consiste na ida de diretores da Ampla/Endesa a uma localidade da área de concessão da distribuidora para aproximar a alta direção da empresa de seus colaboradores. "A Ampla atua em 66 municípios do Rio de Janeiro, com 2,3 milhões de clientes. Muitos dos municípios estão em regiões afastadas da sede da concessionária [Niterói], o que reforça a importância da iniciativa", diz Moragas.
Ele conta que, pela proposta, os dez diretores da Ampla/Endesa Brasil chegam ao município acompanhados do presidente da Ampla, Cristián Fierro, e tomam café da manhã com os colaboradores. Depois visitam as instalações do pólo operacional e se reúnem com os líderes de equipe. Participam da inauguração de novas instalações da Ampla na região e depois jantam com os líderes de equipe, abrindo assim um canal direto entre os colaboradores e a cúpula da empresa.
"Nos encontros entre os executivos e os colaboradores, abordam-se temas como as metas do ano, tiram-se dúvidas, discute-se a empresa, a realidade do trabalho naquela cidade, são feitas reivindicações e tomadas decisões que sempre aperfeiçoam a rotina do trabalho. O colaborador se sente valorizado. Para os executivos, é uma oportunidade de vivenciar como se trabalha nas localidades", diz.
"Em geral, várias melhorias são efetuadas após esses encontros, que ainda ajudam a aumentar a auto-estima dos profissionais envolvidos. Isso acaba se refletindo positivamente no atendimento ao cliente", completa Moragas.
Fonte: Por Alexandre Staut, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
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