Pular para o conteúdo principal

Posso falar? Conheça as regras do Google para o uso das redes sociais

Izabela Vasconcelos


O Google é conhecido por seu ambiente e funcionários despojados, mas a empresa também adota regras no uso das redes sociais. Os colaboradores podem falar abertamente sobre suas posições partidárias e vida pessoal, mas não devem falar nada sobre a empresa em seus perfis.

A marca Google, de US$ 111,5 bilhões, é visada por diversos concorrentes, o que leva os funcionários a se conterem nas redes. “A pessoa pode falar da vida dela, opiniões, o que quiser, mas a regra é nunca falar nada do Google”, explica Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil.

Felix explica que a empresa é muito transparente com os funcionários. “Os colaboradores falam de tudo, sabem dos novos projetos, podem conversar com quem quiserem na empresa, criticar a empresa, mas eles não devem expor isso na internet”.

Os colaboradores podem se identificar como funcionários da empresa nas redes sociais, mas não devem tratar de assuntos profissionais. Ximenes conta que nunca houve nada grave na discrição dos colaboradores, embora deslizes tenham ocorrido. “Alguns funcionários do Google daqui foram para a sede da empresa na Califórnia e começaram a postar no Twitter o que era diferente lá da empresa aqui no Brasil. Falamos com eles para não comentarem mais esses assuntos e nunca mais houve nada parecido. Mas não houve demissão, nem nada”, conta.

E se um colaborador do Google não falar da empresa, mas afrontar alguém ou criar alguma polêmica nas redes sociais? Diferente do que já aconteceu em muitas empresas jornalísticas, o Google não demite por esse motivo. “A pessoa vai arcar com as consequências, vai ser criticada na própria rede, mas o Google não demite por isso. A empresa não cercea a liberdade”, afirma.

Facebook

Apesar de ser concorrente do Orkut, do Google, o Facebook pode ser usado livremente pelos colaboradores do Google, inclusive dentro da empresa. “O acesso a qualquer rede de relacionamento é permitido”, diz Ximenes.

*Material disponível em: http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D58888%26Editoria%3D1193%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D107416785025%26fnt%3Dfntnl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...