Pular para o conteúdo principal

Como convencer a diretoria da importância da rede social

O anseio por estar presente no dia a dia do cliente fez com que o Bradesco lançasse um desafio a TI: trazer a rede social como um canal de comunicação com o banco. O primeiro passo era trabalhar uma maneira de enxergar, entender e ouvir o que os usuários da instituição falam a respeito da marca e, em um segundo momento, permitir a interação entre as partes.
A ideia estava clara. O desenvolvimento de uma ferramenta capaz de atender as necessidades do banco iria entrar no forno, mas dessa vez de forma distintas do convencional. “Não podemos em TI especificar alguma coisa se não tivermos, junto conosco, o gestor do canal digital”, conta Maurício Minas, CIO do Bradesco.

Para o executivo, compartilhar a experiência de vivenciar esse canal e ter mais colaboração num processo construtivo quebra alguns paradigmas. “Até percebemos que é mais agradável para os times construir dessa forma.”

Nesse caso, a interação entre as áreas contribuiu para a criação de uma metodologia de desenvolvimento ágil, aonde gestor e TI participaram em conjunto na solução FBanking – ferramenta que permite ao cliente Bradesco interagir e fazer transações no canal Facebook.

“Esse é um aprendizado, tem nos marcado entender aquilo que o cliente fala e sente a respeito do banco, a principal constatação é que hoje nós interagimos com o cliente nos canais digitais e essencialmente temos uma resposta: a transação foi completada ou não, como a gente fala em TI ela é binária”. Segundo Minas, a ideia de medir a satisfação das pessoas foi posta em prática através da rede social. “Isso em si é um enorme aprendizado e precisamos começar agora a tratar essa informação de forma estruturada para que o banco consiga devolver a ele [cliente] esse sentimento.”

Segurança


“Segurança é como régua, quanto mais seguro, a usabilidade pelo cliente é menor. A discussão é régua nos extremos, mas é processo de aprendizado”, afirma o executivo.

Com esse pensamento e com a consciência de atender o cliente de forma convergente, a equipe de Minas levou meses para convencer a diretoria de que a ideia era a favor da instituição.

“Precisamos estar em diferentes mídias e com a mesma cara e experiência. Não é exclusivo, mas complementar, muitos estão usando. Foram meses de discussão, mas chegamos lá.”

Plataforma Interna

Desenvolvedores da área de TI do Bradesco lançaram recentemente o TI inLine. A ideia é ter um ambiente colaborativo de desenvolvimento de software e, consequentemente, ter ganhos de produtividade e motivação.

“O retorno está sendo bem positivo, porque eles desenvolvem em um ambiente que é dessa geração de desenvolvedores. E uma vez bem sucedida, e ainda vamos testa-la por mais um tempo, a ideia é que todo o banco passe a usa-la”, conclui Minas.


Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/8122/como-convencer-a-diretoria-da-importancia-da-rede-social/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc