Pular para o conteúdo principal

Redes sociais como ferramenta de RH

Quando se fala em comunicação interna, não se trata de algo exatamente novo. Afinal, jornais, murais e revistas são veículos utilizados há algum tempo. Contudo, o avanço das ferramentas digitais amplia o leque de possibilidades de se atingir ao público interno e, além disso, torna a CI uma via de mão dupla, por conta de um novo viés, o do conteúdo colaborativo.

 As chamadas redes sociais públicas oferecem recursos para troca de informações. Facebook e LinkedIn, por exemplo, permitem a criação de grupos com acesso restrito e, em alguns casos, atendem a necessidade da empresa de se comunicar com os colaboradores por meio digital. No entanto, o desenvolvimento de redes sociais internas próprias vem crescendo e possibilita às organizações a integração com outros canais, além de evitar que se misture questões pessoais e profissionais.

 Optem por grupos em redes sociais públicas ou por um ambiente próprio, as áreas de Recursos Humanos e Comunicação Interna (ou Organizacional) precisam ter sinergia. Para Vaneska Fogli Messa, gerente de Comunicação, Eventos, Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento da multinacional MWM International, quando a divisão de comunicação vivencia a rotina da área de RH, o trabalho flui melhor, resultando num discurso uniforme.

 No atual cenário, pautado pelo surgimento de novas mídias, é fundamental que a comunicação interna, independentemente de quem a realize, esteja em sintonia com todas as lideranças. “A CI pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto; um processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa que não somente as vinculadas especificamente à comunicação”, pontua Ana Lucia Campos Pita, mestre em Comunicação e Semiótica e sócia da empresa MMP Assessoria e Comunicação.

 Integração de canais 

Utilizar novos recursos como as redes sociais é interessante para que a empresa não apenas informe, mas também seja informada. Isso significa favorecer a interatividade, em prol de um fluxo de informações alinhado aos objetivos da empresa e de seus públicos. “Os benefícios das redes sociais, como ferramentas de interatividade, tornam-se evidentes, pois colaboram na construção do conjunto de valores e crenças que diferenciam uma organização das outras, criando a sua personalidade”, explica Ana Lucia.

 Segundo a especialista, é nesse momento que RH e CI precisam trabalhar de forma alinhada. Ela ressalta que o grande desafio é conseguir fazer com que as redes sociais sejam empregadas de forma estratégica e integrada, dentro de um processo de relacionamento ético, não apenas para atender à legislação, mas sendo parte integrante da cultura organizacional. Sendo assim, dá dicas para a implantação de redes sociais no processo de comunicação interna das organizações:

 1. Os colaboradores precisam ser ensinados a utilizar as redes sociais. É preciso oferecer informação durante o processo de adaptação
 2. As redes sociais precisam ser implantadas de forma estratégica, diagnosticando a real situação da empresa e o nível de cultura digital dos funcionários.
 3. A organização precisa estar preparada para entrar nas redes sociais.
 4. A comunicação interna não deve usar esse recurso apenas por modismo. Resultados consistentes e satisfatórios serão fruto da postura e comprometimento.

 Criando uma nova cultura 

 Exemplo do uso de novas mídias na comunicação interna é o Grupo Tron Informática. Compreendendo que não fazia sentido usar as redes sociais para se comunicar com os clientes quando os próprios funcionários não as utilizam, a organização disponibilizou o acesso à internet a todos os colaboradores na área de convivência. “Aos poucos, eles foram entrando no ritmo, a ponto de a empresa começar a produzir vídeos de treinamentos e eventos para postar no Youtube e a compartilhar fotos por meio do Flickr, tamanha a adesão”, conta Ana Lucia.

Mesmo assim, os gestores da Tron ainda temiam o modo como os funcionários se comportariam nas redes. Então, foi desenvolvida uma política de uso voltada aos colaboradores que ainda não haviam sido treinados.

fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/rh/redes-sociais-como-ferramenta-de-rh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc