Pular para o conteúdo principal

CICLO COMUNICAR TECNOLOGIA - NÓS DA COMUNICAÇÃO

Ciclo Comunicar Tecnologia: um espaço para debater as profundas mudanças na comunicação

Marcos Moura


O efeito transformador da comunicação por meio da tecnologia atingiu patamar sem igual desde a popularização da internet. O impacto que a Rede – e suas inúmeras possibilidades – causou na maneira como pessoas, empresas e instituições passaram a se relacionar desperta reflexões em nossa era, e são essas questões que abordaremos, de 5 a 13 de outubro, no Ciclo Comunicar Tecnologia.


Em nossa semana temática dedicada ao debate dessas profundas mudanças, todas as seções do Nós da Comunicação receberão contribuições de pensadores e profissionais de mídia, tecnologia da informação, estudiosos da vida em rede e especialistas no mundo digital para discutir as novas tecnologias aplicadas à comunicação. Serão reportagens, entrevistas, vídeos, artigos e um encontro presencial no Rio de Janeiro.


Vamos promover, também, um chat, no dia 6 de outubro, às 15 horas, com Rogério Christofoletti, doutor em ciências da comunicação, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor do blog Monitorando. O bate-papo destacará as características da comunicação digital: como as novas tecnologias, que cada vez mais servem de mediadoras para as relações humanas, impactaram a mídia, e de que maneira o comunicador deve agir inserido nessas mudanças.


O Ciclo Comunicar Tecnologia é 2.0 e está totalmente aberto a colaborações. Envie comentários, recomende livros, vídeos, cursos e eventos, nos acompanhe no Twitter e participe da discussão. É nossa oportunidade para convergir mídias, ideias, insights, questões e repensar o papel do comunicador nessa revolução.

Durante o Ciclo, os leitores que participarem poderão ganhar os seguintes livros, ofertados pelo Nós e pelas editoras:


- 'Fala Foto', de Cora Rónai, da editora Senac Rio;


- 'WEB 2.0 - Participação e vigilância na era da comunicação distribuída', organizado por Henrique Antoun e editado pela Mauad;


- 'TV digital no Brasil - Tecnologia versus política', de Renato Cruz, pela SENAC São Paulo;


- 'Gestão em Comunicação Empresarial - Teoria e Técnica', de Boanerges Lopes, pela Produtora de Multimeios;


- 'Ética no Jornalismo', de Rogério Christofoletti, pela editora Contexto; - 'Blog Marketing', de Jeremy Wright;


- 'Citizen Marketers', de Ben McConnell e Jackie Huba; Os dois últimos livros foram lançados pela M.Books.


Se liga e não fica de fora da oportunidade de trocar figurinhas e aprender muito sobre o assunto.


abs,


Danielly Cabraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Quais as características de uma marca cool?

Quais são as características que podem fazer uma marca ser considerada cool? Mais do que atrair a atenção dos consumidores com produtos ou comunicação diferenciada, é preciso estar antenado às tendências da sua época, contar sua própria história e ser autêntico acima de tudo. Esses são alguns dos tópicos apontados pelo levantamento “12 dicas para tornar a sua marca mais cool”, elaborado pela agência Pitanga Digital Branding, para compreender quais são os atributos em comum das marcas que se encaixam neste perfil. Estes requisitos podem ser observados na estratégia de empresas consagradas globalmente como Nike e Apple, mas também estão presentes em marcas brasileiras, como O Boticário e Havaianas. Essas companhias perceberam que era necessário dar atenção não somente aos produtos, como também a detalhes que fazem a diferença, e conquistam os consumidores sabendo criar uma ligação emocional com os seus públicos-alvos. Antes de tomar qualquer atitude, as empresas devem procurar compre...