"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

sábado, 3 de outubro de 2009

CICLO COMUNICAR TECNOLOGIA - NÓS DA COMUNICAÇÃO

Ciclo Comunicar Tecnologia: um espaço para debater as profundas mudanças na comunicação

Marcos Moura


O efeito transformador da comunicação por meio da tecnologia atingiu patamar sem igual desde a popularização da internet. O impacto que a Rede – e suas inúmeras possibilidades – causou na maneira como pessoas, empresas e instituições passaram a se relacionar desperta reflexões em nossa era, e são essas questões que abordaremos, de 5 a 13 de outubro, no Ciclo Comunicar Tecnologia.


Em nossa semana temática dedicada ao debate dessas profundas mudanças, todas as seções do Nós da Comunicação receberão contribuições de pensadores e profissionais de mídia, tecnologia da informação, estudiosos da vida em rede e especialistas no mundo digital para discutir as novas tecnologias aplicadas à comunicação. Serão reportagens, entrevistas, vídeos, artigos e um encontro presencial no Rio de Janeiro.


Vamos promover, também, um chat, no dia 6 de outubro, às 15 horas, com Rogério Christofoletti, doutor em ciências da comunicação, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor do blog Monitorando. O bate-papo destacará as características da comunicação digital: como as novas tecnologias, que cada vez mais servem de mediadoras para as relações humanas, impactaram a mídia, e de que maneira o comunicador deve agir inserido nessas mudanças.


O Ciclo Comunicar Tecnologia é 2.0 e está totalmente aberto a colaborações. Envie comentários, recomende livros, vídeos, cursos e eventos, nos acompanhe no Twitter e participe da discussão. É nossa oportunidade para convergir mídias, ideias, insights, questões e repensar o papel do comunicador nessa revolução.

Durante o Ciclo, os leitores que participarem poderão ganhar os seguintes livros, ofertados pelo Nós e pelas editoras:


- 'Fala Foto', de Cora Rónai, da editora Senac Rio;


- 'WEB 2.0 - Participação e vigilância na era da comunicação distribuída', organizado por Henrique Antoun e editado pela Mauad;


- 'TV digital no Brasil - Tecnologia versus política', de Renato Cruz, pela SENAC São Paulo;


- 'Gestão em Comunicação Empresarial - Teoria e Técnica', de Boanerges Lopes, pela Produtora de Multimeios;


- 'Ética no Jornalismo', de Rogério Christofoletti, pela editora Contexto; - 'Blog Marketing', de Jeremy Wright;


- 'Citizen Marketers', de Ben McConnell e Jackie Huba; Os dois últimos livros foram lançados pela M.Books.


Se liga e não fica de fora da oportunidade de trocar figurinhas e aprender muito sobre o assunto.


abs,


Danielly Cabraíba

Nenhum comentário: