Pular para o conteúdo principal

As Redes Sociais como Espaço de Promoção Profissional

crescimento mediático dos social media tem levado a que nas últimas semanas várias publicações tenham abordado a importância das redes sociais na obtenção de emprego. Cada vez mais, seguindo uma tendência que já está cimentada em países como os EUA ou o Reino Unido, as empresas que prestam serviços de recrutamento ou os próprios departamento de Recursos Humanos de empresas mais ‘conhecedoras das novas tecnologias’ recorrem às redes sociais para obter informação sobre potenciais ou reais candidatos.

A informação partilhada nas redes sociais pode ajudar alguém a obter um cargo, mas também pode funcionar no sentido oposto: não faltam exemplos internacionais de pessoas que perderam oportunidades de emprego ou o seu actual emprego devido a algo que colocaram nos seus perfis. Mas neste post quero abordar não as consequências daquilo que se coloca online, mas sim as consequências do facto de não se ter presença online.

Pesquisar o nome de alguém usando o Google para obter mais informação acerca dessa pessoa vai-se tornando um hábito cada vez mais comum. Mas com a difusão das redes sociais o trabalho de filtrar os resultados à procura da pessoa certa foi facilitado. Agora é possível pesquisar com base no nome, idade, localização… Se isto é uma funcionalidade que permite às empresas obter informação a que antes não tinha acesso, é também uma excelente oportunidade para os utilizadores se ‘mostrarem’ ao mercado laboral. Ainda assim, existem muitos portugueses que ainda não aderiram às redes sociais ou não tiram delas o proveito suficiente em termos de promoção profissional.

Recentemente pediram-me ajuda para encontrar o contacto de uma pessoa através da web. A única informação de que dispunham era o nome da pessoa e a empresa em que actualmente trabalha. Munido dessa informação lancei-me numa pesquisa no Google e nas principais redes sociais: Facebook, LinkedIn, The Star Tracker, MySpace, Twitter e Hi5. Completo insucesso! Ou não existem registos de uma pessoa com esse nome, ou os perfis que poderiam corresponder a essa pessoa estavam bloqueados para aqueles que não são ‘amigos’.

Essa pessoa ‘perdeu’ uma possível oportunidade de emprego pelo simples facto de não se ter dado ao trabalho de criar um perfil visível numa rede social. Compreendo quem não se queira expor em demasia e queira usar as redes sociais como o Facebook para manter contacto com amigos e familiares sem estar exposta a outros. Mas para isso existem soluções profissionais como é o caso do LinkedIn que actuam como um CV online sem colocarem demasiada informação disponível online.

Criar um perfil no LinkedIn não é difícil nem trabalhoso porque não exige o mesmo compromisso de outras redes onde a partilha de informação e de conteúdos é incentivada. Mesmo que não tenha tempo para aceder diariamente ou esporadicamente, ter um perfil acessível no LinkedIn é já hoje um passo fundamental de promoção profissional. Portanto, se ainda não tem um está à espera de quê? O seu futuro patrão está à sua procura neste preciso momento!

Material disponível em: http://dissonanciacognitiva.wordpress.com/2009/08/07/as-redes-sociais-como-espaco-de-promocao-profissional/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma...

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De ...

Conheça 7 opções de ferramentas incríveis de comunicação empresarial

  É impossível falar de  ferramentas de comunicação   sem abordar o contexto em que vivemos.  Afinal, é notório que essa área vive uma  revolução sem precedentes . Já parou para pensar na quantidade de novos  canais , mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos? Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia.  A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias, especialmente de inteligência de dados. Por exemplo,  97,2% das empresas investem nesse tipo de tecnologia  para embasar suas estratégias comunicacionais, segundo  pesquisa feita pela New Vantage  com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial. Nesse contexto, é preciso conhecer as  novas ferramentas de comunicação  que prometem facilitar sua rotina e otimizar os resultados do seu negócio . Quer conhecer uma seleção das melhores...