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Globo considera rede social como marca adicional

Em seu manual de práticas publicitárias, emissora estabelece um valor extra para comerciais que divulguem perfis e canais de marcas no Twitter e no FB

Bárbara Sacchitiello
Meio&Mensagem


Por considerar que um perfil em rede social - como Twitter ou Facebook - é um canal independente de comunicação, a TV Globo adotou, como prática, a cobrança adicional pela divulgação de eventuais perfis de marcas e anunciantes nas comunidades virtuais. A medida já vem sendo praticada há tempos pela Direção Geral de Comercialização da emissora, mas ganhou, nesta semana, um reforço para que seja efetivamente colocada em prática. Todas as afiliadas e retransmissoras da Globo no País receberam um comunicado solicitando a atenção para o recebimento de comerciais que, porventura, façam menções à perfis e canais das marcas nas redes sociais.

Em seu manual de práticas publicitárias, a Globo define comercial múltiplo como toda inserção que faça menção à mais de uma marca - como os anúncios de redes varejistas, por exemplo, que costumam ir à mídia para divulgar os preços dos produtos que comercializam. Para exibir esses comerciais, a emissora solicita aos anunciantes um pagamento adicional pela multiplicidade do anúncio, considerando que mais de uma marca foi exposta no espaço do break comercial.

De acordo com o apurado pela reportagem de M&M Online, não se trata de barrar ou evitar inserções de redes sociais em sua grade comercial, como foi interpretado por alguns veículos de imprensa que noticiaram a prática. A medida simplesmente enquadra o Twitter, o Facebook e os demais perfis virtuais na mesma categoria de multiplicidade de comerciais já vigente na emissora. Segundo a emissora, os principais anunciantes e agências parceiras estão plenamente cientes desta prática.

De acordo com o apurado junto à Globo, o número de comerciais que fazem menção a perfis das marcas na web vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos, por isso a preocupação em avaliar e aplicar o critério de cobrança pelo anúncio múltiplo. A exibição do site da marca no comercial, entretanto, não é considerada como uma publicidade adicional, não se encaixando, portanto, no critério de multiplicidade.


Fonte: Meio&Mensagem
O negócio é não perder negócio!
Dani Cabraíba



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