"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

72% dos internautas brasileiros acessam o Facebook diariamente

Ainda tem gente que subestima o poder das redes sociais, está na hora de revê os conceito e encarar com seriedade esse novo canal de comunicação tão interessante...muitas oportunidades...


abs,


Danielly Cabraíba



72% dos internautas brasileiros acessam o Facebook diariamente


 Entre os internautas brasileiros, 95% acessaram ao menos uma rede social no período de 30 dias. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense com 484 usuários em todo o país, durante o mês de março. O estudo mostra que a rede mais visitada é o Facebook (86%), seguido pelo Orkut (63%), Google+ (33%), Twitter (32%), LinkedIn (22%), Badoo (16%) e Sonico (10%).

 Deste percentual, 72% dos internautas entram no Facebook pelo menos uma vez por dia, seguido pelos usuários do Orkut, em que 41% acessam diariamente, enquanto 39% se conectam no Twitter e 28% no LinkedIn com a mesma frequência. Em relação ao local de acesso, a casa dos usuários é o principal ponto, no entanto, o LinkedIn é a rede social mais visitada no ambiente do trabalho (40%), em sequência aparecem o Twitter (37%), Facebook (35%) e Orkut (22%). Já por meio de dispositivos móveis quem está em primeiro é o Twitter, com 25%.

 O estudo também apresenta que as redes sociais facilitam o relacionamento dos consumidores com as marcas. Mais da metade (65%) dos usuários comentam sobre a compra de algum produto ou serviço nas redes sociais. No Facebook, 57% das pessoas curtem alguma marca ou produto, com o principal intuito de receberem novidades (65%). Pelo Twitter, 41% dos usuários seguem uma marca e o objetivo da maioria (78%) é buscar por promoções.

 Dos entrevistados, 16% afirmaram curtir a página da Nike. Outras marcas mencionadas foram L’Oréal (8%), Nokia (8%), Skol (7%), Coca-Cola (6%), Samsung (6%) e Sony (6%). Entre os produtos e serviços mais comentados nas redes estão os do setor de informática (57%), seguidos por eletrônicos (52%), livros e telefonia (empatados 38% cada), eletrodomésticos (36%) e diversão (34%).

O levantamento abordou ainda as diferenças dos usuários no Facebook e no Twitter. No Facebook, os internautas acessam a rede para se comunicarem com familiares e amigos (81%) e acompanhar o que acontece com seus contatos (59%). Para os seguidores do Twitter, os motivos são se atualizar com notícias (58%) e ler sobre assuntos que interessam (51%). O estudo aponta que os internautas no microblog têm um perfil maior de espectadores (53%), isto é, só olham o que está acontecendo, enquanto os do Facebook, em grande parte (55%), são participantes, compartilham conteúdo e interagem.

 Ainda de acordo com a pesquisa, 40% dos usuários do Facebook se sentem expostos na rede social, ao passo que apenas 26% têm a mesma sensação no Twitter. Em comparação com a influência do comportamento nas redes sociais no trabalho, 61% dos usuários do microblog concordam que atrapalha, contra 56% do Facebook. Questionados sobre se cada plataforma é adequada para discussões de cunho político e assuntos sociais, 60% das pessoas no Twitter concordaram, ante 56% no Facebook.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/72-dos-internautas-brasileiros-acessam-o-facebook-diariamente-segundo-pesquisa/54320/

Nenhum comentário: