Pular para o conteúdo principal

Geração Y – Mito, realidade ou apenas exigências?

Todos os dias, ouço alguns amigos reclamando de seus empregos. Já ouvi chefes dizendo que os jovens que estão no mercado de trabalho têm um problema sério de atitude, pois são mais difíceis de gerir e motivar. Minha intenção é quebrar alguns mitos construídos sobre nós.


Mito 1: não são leais e não querem se comprometer.

Realidade: podemos ser muito leais, mas expressamos isso de uma maneira muito diferente do que muitos gestores X estão acostumados. A lealdade é negociada de momento a momento, semelhante ao que determina a lealdade entre empresa e clientes.

Mito 2: não fazem o trabalho duro e pesado.

Realidade: estamos ansiosos para realizar o que será pedido. Mas não queremos fazer o trabalho pesado ou de rotina quando são tarefas sem justificativa ou que não recebamos crédito por isso.

Mito 3: querem os grandes trabalhos desde o primeiro dia.

Realidade: não queremos perder tempo em adaptações graduais. Queremos estar à frente desde o início, identificar e resolver problemas que nenhum consiga. Buscamos melhorar o que já existe, inventar novas formas que tenham impacto e façam a diferença.

Mito 4: necessitam que o trabalho seja divertido.

Realidade: não queremos ser considerados engraçados, mas queremos ser levados à sério por um trabalho ”convincente”. Queremos aprender através de desafios e compreender a relação entre o trabalho e a missão da empresa. Esperamos trabalhar com pessoas boas e ter alguma flexibilidade para realizar nosso trabalho.

Mito 5: não querem limites.

Realidade: de fato, buscamos trabalhar com total liberdade, mas também queremos ser interrompidos antes de irmos com a cabeça contra a parede. O maior favor que podem nos fazer é estabelecer limites claros com uma estrutura onde possamos nos mover com alguma autonomia. Queremos líderes e gestores que saibam quem são, que saibam o que fazer, que se comprometam conosco e que deem suporte técnico e pessoal para nos ajudar a resolver os problemas. Eles devem seguir de perto nossos seus sucessos.

Mito 6: apenas o dinheiro lhes interessa:

Realidade: o dinheiro é apenas uma questão de base. Ao pedir mais, estamos perguntando: o que se deve fazer para ganhar mais? Afinal, o que de fato nos preocupa são outras coisas como horários, relacionamentos, autonomia no trabalho, oportunidades de aprendizagem, local de trabalho.

Mito 7: não respeitam os mais velhos:

Realidade: nós respeitamos os mais velhos. E isso é visível por estarmos mais próximos de nossos pais e avós, que são de outra geração. Contudo, também queremos respeito através de um relacionamento semelhante ao que temos com nossos colegas.

Bruno de Souza

Minha honesta preocupação é que essas dicas, muitas vezes, viram exigências dos Y, mesmo sem apresentar a performance prometida. Normalmente, esse conjunto de exigências são feitas por diretores ou talentos que entregam muito além do esperado. E, na realidade, não os vejo trabalhando em alta performance, o que, naturalmente, daria o direito de exigir tais “condições”.

Minha dica é: transforme o Mito 2 e o 3 em realidade. Trabalhe muito, demonstre disposição, comece, sim, por baixo – a maioria de nós começou, porque o Y não pode fazer isso? Pegue uma tarefa rotineira sem fazer cara feia ou de indignação e transforme-a em um alto desafio pra você. Faça algo excepcional com essa tarefa que você considera “menor”. Isso demonstra humildade, disposição e criatividade. E então, quando você fizer algo extraordinário, ou pelo menos algo mais do que o normal com a tarefa rotineira, aí dá para pedir uma “tarefa desafiadora”.

Não conheço nenhum talento excepcional que começou no mundo organizacional fazendo tantas exigências assim, ou precisando de tantas condições para desempenhar bem e entregar o prometido. Eles entraram no sistema, tiveram sempre inúmeros obstáculos de gestão, aprenderam como tudo funcionava e foram fazendo, ao longo do tempo, modificações para o bem da Organização, e claro, para o seu desenvolvimento. E então, depois de passar por tudo isso, triunfaram.

Eduardo Carmello

Os jovens estão vivendo um momento impressionante. Nasceram em um mundo com muitas possibilidades e também com muitas facilidades, resultantes das tecnologias que fazem com que a velocidade das mudanças se tornem parte da vida. Entretanto, esse cenário trouxe também uma distorção na realidade, fazendo com que os jovens, muitas vezes, acreditem que as transformações devam acontecer para que eles se posicionem.

Apesar das grandes transições que vemos atualmente, algumas coisas ainda se mantêm imutáveis. Uma delas é que toda mudança ocorre de dentro para fora – isso se aplica principalmente no mundo corporativo –, e por isso os jovens não devem ter a ilusão de que as empresas irão se transformar completamente somente para recebê-los.

Outra verdade que transcende todas as gerações é que os jovens sempre foram os principais agentes de mudanças da sociedade. Portanto, o melhor que podem fazer é entrar no jogo e, estando na empresa, superar os desafios para promover as transformações que acreditam serem necessárias. O nome disso é evolução, qualquer outra atitude de caráter reivindicatório é pura imaturidade.

Sidnei Oliveira







Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/04/23/geracao-y-mito-realidade-ou-apenas-exigencias/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Bancos enfrentam desafio de criar redes sociais para funcionários

Claudiney Santos Conectar 120.770 funcionários, 5.103 agências e 1.637 postos de atendimento bancários em 23 países, em todos os continentes são alguns dos números que dão uma idéia do projeto da rede colaborativa que o Banco do Brasil está desenvolvendo. A informação é de Alberto Luiz Gerardi, executivo do banco estatal, que participou do painel sobre Plataforma Corporativa de Colaboração, nesta quinta-feira, 16, no Ciab 2011, congresso e exposição de tecnologia da informação das instituições financeiras, que acontece em São Paulo. Ele explica que, no passado, a rede estava baseada em um sistema de correio desenvolvido em software Natural e banco de dados Adabas, com uma interface de texto em terminal IBM 3270, com a qual os funcionários estavam acostumados, o que fez com que houvesse certa reação quando da adoção de uma nova plataforma de colaboração, que oferece mais recursos e interatividade. De acordo com Gerardi, a rede colaborativa do BB tem o objetivo de compartilhar conhecimen

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor