Pular para o conteúdo principal

Como Medir as ações nas Mídias Sociais


Cada empresa possui a sua metodologia para as métricas em mídias sociais, na verdade são inúmeras, mas, o mais importante é saber identificar os objetivos e o que queremos alcançar dentro das redes sociais. Planejar antes é tornar o fator de sucesso mais próximo da realidade.

As atividades do usuário nas redes sociais podem ser avaliados por mais de 40 variáveis, mas vou falar de 4 delas:

Taxa de Dispersão - quantos usuários foram atingidos por determinada campanha;
Favorabilidade - a qualidade da percepção da marca nas mídias sociais;Aderência - análise quantitativa com variáveis qualitativas ou seja as citações sobre a marca em determinado universo;
Relevância - análise qualitativa do emisso de citações sobre a marca.

Muitos perguntam: "por quê preciso ter métricas de tudo que faço nas redes sociais?". A matéria escrita por Bruno de Souza no portal Social MX ,elenca 8 pontos em mente quando formos aplicar qualquer estratégia em Mídia Digital, vejamos:

1. Graças a Mídia Social, as Relações Públicas têm tido um valor muito maior, permitindo que as medições sejam mais específicas tanto ao nível qualitativo e quantitativo. Assim, cada vez mais, os meios de comunicação tradicionais se tornam menos importantes.

2. Uma questão que a Mídia Social deve responder em sua medição é: o que está sendo feito para ajudar a impulsionar uma marca? Ou seja, não se concentre apenas em número de impressões ou na quantidade de mensagens entregues.

3. As métricas baseadas em impressões perdem a relevância na Mídia Social, porque elas convergem em muitos outros fatores.

4. Uma taxonomia geral de métricas, como explicado em um post do MetricsMan deve ser formada pela exposição: a exposição ao que já foi criado para o conteúdo e mensagem, Compromisso: quem, como e onde estão as pessoas que interagem, influenciam: o grau de exposição e compromisso influenciam as percepções, atitudes, e Ação: resultado.

5. É necessária uma medição qualitativa, onde se analisa o tipo de conversação que está sendo gerado entre os indivíduos e as marcas.

6. As medidas também devem incluir a percepção offline e os resultados apresentados pelas ações da Web. Nesse ponto, se contempla as atitudes que existem nos clientes ou potenciais clientes. É uma pesquisa de audiência preliminar.

7. Não se esqueça de medir o valor alcançado quando se cria uma comunidade em torno de uma marca, significa que as pessoas adquiriram compromisso. Mas isto é um processo, não se consegui da noite para o dia.

8. Tenha em mente as suas métricas na mídia social, o importante não é a quantidade, mas o compromisso que foi gerado em torno da marca.

Os 8 pontos abordados fazem refletir que a Marca não pode estar dentro de um grupo e não interagir, o relacionamento estar em olhar a necessidade do outro e não em olhar para os seus próprios interesses, ou seja se o cliente já tinha razão hoje ele sabe comunicar.

*material disponível em:http://www.visiblemarketing.com.br/index.php/como-medir-as-acoes-nas-midias-sociais.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc