Cada empresa possui a sua metodologia para as métricas em mídias sociais, na verdade são inúmeras, mas, o mais importante é saber identificar os objetivos e o que queremos alcançar dentro das redes sociais. Planejar antes é tornar o fator de sucesso mais próximo da realidade.
As atividades do usuário nas redes sociais podem ser avaliados por mais de 40 variáveis, mas vou falar de 4 delas:
Taxa de Dispersão - quantos usuários foram atingidos por determinada campanha;
Favorabilidade - a qualidade da percepção da marca nas mídias sociais;Aderência - análise quantitativa com variáveis qualitativas ou seja as citações sobre a marca em determinado universo;
Relevância - análise qualitativa do emisso de citações sobre a marca.
Muitos perguntam: "por quê preciso ter métricas de tudo que faço nas redes sociais?". A matéria escrita por Bruno de Souza no portal Social MX ,elenca 8 pontos em mente quando formos aplicar qualquer estratégia em Mídia Digital, vejamos:
1. Graças a Mídia Social, as Relações Públicas têm tido um valor muito maior, permitindo que as medições sejam mais específicas tanto ao nível qualitativo e quantitativo. Assim, cada vez mais, os meios de comunicação tradicionais se tornam menos importantes.
2. Uma questão que a Mídia Social deve responder em sua medição é: o que está sendo feito para ajudar a impulsionar uma marca? Ou seja, não se concentre apenas em número de impressões ou na quantidade de mensagens entregues.
3. As métricas baseadas em impressões perdem a relevância na Mídia Social, porque elas convergem em muitos outros fatores.
4. Uma taxonomia geral de métricas, como explicado em um post do MetricsMan deve ser formada pela exposição: a exposição ao que já foi criado para o conteúdo e mensagem, Compromisso: quem, como e onde estão as pessoas que interagem, influenciam: o grau de exposição e compromisso influenciam as percepções, atitudes, e Ação: resultado.
5. É necessária uma medição qualitativa, onde se analisa o tipo de conversação que está sendo gerado entre os indivíduos e as marcas.
6. As medidas também devem incluir a percepção offline e os resultados apresentados pelas ações da Web. Nesse ponto, se contempla as atitudes que existem nos clientes ou potenciais clientes. É uma pesquisa de audiência preliminar.
7. Não se esqueça de medir o valor alcançado quando se cria uma comunidade em torno de uma marca, significa que as pessoas adquiriram compromisso. Mas isto é um processo, não se consegui da noite para o dia.
8. Tenha em mente as suas métricas na mídia social, o importante não é a quantidade, mas o compromisso que foi gerado em torno da marca.
Os 8 pontos abordados fazem refletir que a Marca não pode estar dentro de um grupo e não interagir, o relacionamento estar em olhar a necessidade do outro e não em olhar para os seus próprios interesses, ou seja se o cliente já tinha razão hoje ele sabe comunicar.
*material disponível em:http://www.visiblemarketing.com.br/index.php/como-medir-as-acoes-nas-midias-sociais.html
As atividades do usuário nas redes sociais podem ser avaliados por mais de 40 variáveis, mas vou falar de 4 delas:
Taxa de Dispersão - quantos usuários foram atingidos por determinada campanha;
Favorabilidade - a qualidade da percepção da marca nas mídias sociais;Aderência - análise quantitativa com variáveis qualitativas ou seja as citações sobre a marca em determinado universo;
Relevância - análise qualitativa do emisso de citações sobre a marca.
Muitos perguntam: "por quê preciso ter métricas de tudo que faço nas redes sociais?". A matéria escrita por Bruno de Souza no portal Social MX ,elenca 8 pontos em mente quando formos aplicar qualquer estratégia em Mídia Digital, vejamos:
1. Graças a Mídia Social, as Relações Públicas têm tido um valor muito maior, permitindo que as medições sejam mais específicas tanto ao nível qualitativo e quantitativo. Assim, cada vez mais, os meios de comunicação tradicionais se tornam menos importantes.
2. Uma questão que a Mídia Social deve responder em sua medição é: o que está sendo feito para ajudar a impulsionar uma marca? Ou seja, não se concentre apenas em número de impressões ou na quantidade de mensagens entregues.
3. As métricas baseadas em impressões perdem a relevância na Mídia Social, porque elas convergem em muitos outros fatores.
4. Uma taxonomia geral de métricas, como explicado em um post do MetricsMan deve ser formada pela exposição: a exposição ao que já foi criado para o conteúdo e mensagem, Compromisso: quem, como e onde estão as pessoas que interagem, influenciam: o grau de exposição e compromisso influenciam as percepções, atitudes, e Ação: resultado.
5. É necessária uma medição qualitativa, onde se analisa o tipo de conversação que está sendo gerado entre os indivíduos e as marcas.
6. As medidas também devem incluir a percepção offline e os resultados apresentados pelas ações da Web. Nesse ponto, se contempla as atitudes que existem nos clientes ou potenciais clientes. É uma pesquisa de audiência preliminar.
7. Não se esqueça de medir o valor alcançado quando se cria uma comunidade em torno de uma marca, significa que as pessoas adquiriram compromisso. Mas isto é um processo, não se consegui da noite para o dia.
8. Tenha em mente as suas métricas na mídia social, o importante não é a quantidade, mas o compromisso que foi gerado em torno da marca.
Os 8 pontos abordados fazem refletir que a Marca não pode estar dentro de um grupo e não interagir, o relacionamento estar em olhar a necessidade do outro e não em olhar para os seus próprios interesses, ou seja se o cliente já tinha razão hoje ele sabe comunicar.
*material disponível em:http://www.visiblemarketing.com.br/index.php/como-medir-as-acoes-nas-midias-sociais.html
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