Karen Vedoveli
CidadeMarketing com informações da Virid
Teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. Este teste é muito utilizado em diversas situações do marketing e pode ser aproveitado no email marketing também. Antes de enviar o email marketing para toda a base de contatos, pense em dois ou três subjects diferentes. Pegue a base e retire uma amostra equivalente a 10% dela.
Depois disso, divida essa amostra em três partes iguais. Faça três envios de email selecionando um subject para cada uma delas. O envio que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Use esse subject que desencadeou o maior número de cliques e visualizações para enviar ao restante da base. Se a base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma como mencionado acima não é aconselhável. Desta forma, utilize segmentação a partir de um ID do contato (número de identificação). Envie para uma parcela de pares, outra parcela de ímpares, ou faça segmentações a partir dessa variável.
O teste de subject é uma das situações na qual o teste A/B pode ser aplicado. Também é possível aplicar o mesmo conceito para escolher o melhor dia da semana, do mês, horário, ou mesmo para escolher a promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email marketing. Abuse do teste A/B e tome decisões embasadas em resultados reais.
*Karen Vedoveli é Atendimento da VIRID Interatividade Digital, Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana - karen@virid.com.br
*Material disponível em: http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/4594/teste-ab-para-email-marketing.html
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Teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. Este teste é muito utilizado em diversas situações do marketing e pode ser aproveitado no email marketing também. Antes de enviar o email marketing para toda a base de contatos, pense em dois ou três subjects diferentes. Pegue a base e retire uma amostra equivalente a 10% dela.
Depois disso, divida essa amostra em três partes iguais. Faça três envios de email selecionando um subject para cada uma delas. O envio que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Use esse subject que desencadeou o maior número de cliques e visualizações para enviar ao restante da base. Se a base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma como mencionado acima não é aconselhável. Desta forma, utilize segmentação a partir de um ID do contato (número de identificação). Envie para uma parcela de pares, outra parcela de ímpares, ou faça segmentações a partir dessa variável.
O teste de subject é uma das situações na qual o teste A/B pode ser aplicado. Também é possível aplicar o mesmo conceito para escolher o melhor dia da semana, do mês, horário, ou mesmo para escolher a promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email marketing. Abuse do teste A/B e tome decisões embasadas em resultados reais.
*Karen Vedoveli é Atendimento da VIRID Interatividade Digital, Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana - karen@virid.com.br
*Material disponível em: http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/4594/teste-ab-para-email-marketing.html
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