Pular para o conteúdo principal

Conheça os principais temas que, segundo usuários do ‘Nós’, devem estar na agenda da Comunicação em 2011

Christina Lima


Perguntamos no Twitter do Nós da Comunicação e em nossa página no Facebook quais os principais temas que estarão na agenda da Comunicação em 2011. Doze assuntos foram indicados por nossos fãs e seguidores: Segurança na comunicação on-line; Público x privacidade; Regulação da mídia; Educomunicação; Mobile; Sustentabilidade; Tecnologia; Esporte; Conselhos de Comunicação; Mídias sociais.

Além de Evolução da comunicação em redes sociais; Líderes comunicadores como recurso de relacionamento interno e Contação de histórias na construção de uma dramaturgia organizacional.

Elegemos alguns conteúdos publicados durante o ano de 2010 que, de alguma forma, discutem aspectos dos tópicos destacados pelos nossos usuários. E para você, quais assuntos estarão em pauta no ano que vem? Deixe seu palpite no campo de comentários.



Conselhos de Comunicação e Regulação da mídia

Ativação de conselhos de comunicação no Brasil provoca debates no setor
Rogério Cristofolleti: Regular é preciso
Danilo Doneda apresenta o Observatório Brasileiro de Políticas Digitais
Para Franklin Martins, regulação do conteúdo da mídia é necessária e não significa censura
Desenvolvimento de indicadores para uma mídia mais transparente
Venício A. de Lima comenta a criação da Altercom


Mídias sociais e Evolução da comunicação em redes sociais

Mídias sociais: comunicação de sucesso com a união de competências de várias áreas
Transparência nas mídias sociais requer mão de obra capacitada
Quando as mídias sociais são aliadas do serviço público de segurança
Última edição do Nós Digitais em 2010 reuniu pensadores da cibercultura
O entusiasmo de Gil Giardelli com o poder das redes sociais na web
As redes sociais como forma de estreitar o relacionamento entre políticos e eleitores
Redes Sociais no Brasil - Os motivos por trás do ‘atraso’


Mobile

Terence Reis, diretor de operações da Pontomobi Interactive, fala sobre tecnologia em ações publicitárias e mobile commerce
Fábio Fernandes, pesquisador de cibercultura, aponta as mídias sociais, principalmente no âmbito do mobile, como uma das maiores inovações no campo da comunicação atualmente.
Bruno Valente, diretor da Punch! Comunicação, fala sobre criação de conteúdos multiplataformas e oportunidades de negócio no setor de tecnologias digitais e aparelhos móveis.
Pesquisa: Mobile Youth Around the World


Líderes comunicadores como recurso de relacionamento interno

André Moragas: 'Vai liderar quem souber comunicar e lidar com os anseios da sociedade'
Executivos debatem os valores inovadores para uma nova liderança
A gestão estratégica como diferencial na liderança
As diferenças entre o chefe e o líder na crescente complexidade do mercado


Contação de histórias na construção de uma dramaturgia organizacional

Melissa Migliori: Storytelling: a arte de contar e ouvir histórias
Karen Worcman: 'A história das pessoas é uma forma de entendermos o mundo'
Vídeo: Mauro Amaral, coordenador da Contém Conteúdo, fala sobre a criação de histórias com a participação dos usuários
Livro: Storytelling - Líderes Narradores de Histórias


Público x privacidade e Segurança na comunicação on-line

Vagner Diniz: 'um dos objetivos do marco civil é garantir web para todos'
Paulo Rená: 'o Marco Civil estabelece um diálogo entre o Direito e a internet'
Vídeo: O pesquisador Carlos Nepomuceno conversa com a escritora em marketing digital Martha Gabriel sobre privacidade e o uso do Twitter durante palestras
A integração entre as pessoas e a popularização da web
Vídeo: Vanishing in the Digital Age

Jornalismo digital e Tecnologia

Jorge Rocha: 'É preciso diferenciar contribuição de usuários de Jornalismo Colaborativo'
Novos caminhos para o mercado de conteúdo on-line
A colaboração do leitor no conteúdo dos sites de notícia
Pesquisa: Jornalismo Digital 2010
Vídeo: Afonso Cunha, do Lance!
A interatividade na comunicação em seus diversos aspectos
Vídeo: Entrevista com Ana Erthal sobre sensorialidade e marcas


Sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade na pauta da sociedade
Comunicação sustentável alinhada à atitude empresarial
Edinho Silva e Evandro Vieira Ouriques: Desafios à sustentabilidade
Regina Migliori: Da neurociência às práticas sustentáveis: incorporando valores à sustentabilidade
Antonio Carlos Teixeira: Comunicação, meio ambiente e sustentabilidade: o avanço brasileiro num longo caminho a percorrer

Esporte

Mônica Alvarenga: A hora e a vez dos cariocas
Oportunidade de fortalecimento do mercado de Comunicação por meio do esporte
Congresso discute o futuro da comunicação corporativa no Brasil
Oportunidades de negócios e serviços na internet
Thiago Meirelles: 'o internauta ajuda a melhorar o nosso produto'
Aurélio Favarin: Copa do Mundo e comunicação organizacional

Educomunicação (conteúdos de 2008 e 2009)

Ricardo Goothuzem avalia 'o terceiro lado da Comunicação'
Ismar Soares: Educomunicação é tudo de bom para escolas, empresas e ONGs
Ismar Soares e a educomunicação nas corporações

*Material disponível em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=421&tipo=R



Turma da comunicação agora é só anotar e se preparar para explorar e discutir esses temas, acredito que muitos deles vão durar muito mais que o ano de 2011.

abs,

Dani Cabraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc