Pular para o conteúdo principal

Comunicação Corporativa – Mudar de dentro para fora

Por Adriane Filenga


“O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.” Abraham Lincoln.

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” Mateus 7:16-18


“Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente”. ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas.

Qual é a imagem que você tem das empresas? Por que gosta da empresa X e não gosta da empresa Y? O que elas têm de diferente entre si, que as torna mais ou menos agradável e atraente? A propaganda, o produto, o serviço, ou algo mais?

Na hora de pensar em alguma estratégia para conquistar clientes, é importante lembrar de ouvir os clientes que já se tem. Não adianta investir inúmeros esforços em coisas que podem ser quase insignificantes para o público receptor; o melhor é investir naquilo que eles buscam.
O que você busca em uma empresa? É isso o que você procura oferecer quando você é a empresa?

“(…) Comunicação corporativa é o diálogo que a organização estabelece com a sociedade com o propósito de prestar contas, de firmar e manter um conceito positivo a respeito de si mesma e de garantir uma boa reputação perante a própria sociedade e que isto ela faz contando para a sociedade o que ela é e buscando a resposta por meio da identificação das percepções dessa mesma sociedade.” Prof. da Universidade Metodista de São Paulo, João Evangelista Teixeira – JET.

Veremos o que significam os conceitos bases da comunicação corporativa, contemplados nesta definição:

- A identidade (o que a organização é);
- A imagem/conceito (a percepção que a sociedade tem da organização);
- E a reputação (o resultado do julgamento que a sociedade faz da organização).

“A identidade é o objeto da comunicação, aquilo que a organização precisa comunicar à sociedade; a imagem é o resultado da decodificação, pela sociedade, das mensagens da organização; e a reputação é o feedback, a resposta que a sociedade dá a essas mensagens.” JET.

Aprofundemos a identidade

Não me adianta, como empresa, querer que as pessoas me vejam como uma empresa responsável, se eu não sou. Até porque, cedo ou tarde, o cliente percebe quando o empresa está se mascarando. A identidade é, portanto, aquilo que faz com que uma coisa ou pessoa seja aquilo que ela é e que a diferencia de todas as demais; também a identidade organizacional é aquilo que faz com que a organização seja o que ela é e que a diferencia de todas as outras organizações.
Desta forma, a captação de novos clientes e a fidelização dos já existentes será muito mais rápida e real, por conta da identificação criada entre os envolvidos.

Seja confiança, qualidade, elegância, rapidez, eficácia ou outro elemento qualquer que queira ser transmitido, é importante que a empresa saiba alterar sua estrutura e não sua reputação apenas, estabelecendo, assim, uma mudança concreta e, consequentemente, laços que podem ser muito mais duradouros do que o simples momento da compra ou aquisição daquele produto ou serviço – B2C (Business to Consumer) -, mas um laço que visa o crescimento e o progresso mútuo, o B2H – Business to Human.

*disponível em:http://abordodacomunicacao.com.br/2010/08/10/comunicacao-corporativa-mudar-de-dentro-para-fora/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do que as Mulheres Gostam?

Lancei na minha turma de Mercadologia um desafio. Fazer a melhor resennha do filme de Mel Gibson e Helen Hunt - Do que as Mulheres Gostam - conectando com todos os assuntos dado em sala. A aluna Maria Eliane Vieira Feitosa ganhou o desafio e um livro sobre Marcas e como achei o trabalho muito bom vou disponibilizar aqui. Abs, Dani Cabraíba DO QUE AS MULHERES GOSTAM INTRODUÇÃO No filme, Nick Marshall interpretado pelo ator Mel Gibson, é um executivo de sucesso, que trabalha em uma agência de publicidade em Chicago e lida diariamente com a batalha dos sexos, tanto pessoalmente como profissionalmente. A vida de Nick muda totalmente com a chegada de uma nova chefe para a agência, e com ela foram aderidas muitas campanhas de publicidade voltadas para o público feminino. Apesar de seu charme e sucesso com as mulheres, ele nunca deu a mínima para o que elas pensam ou dizem, mas terá que mergulhar neste novo mundo para atender às necessidades e exigências de sua chefe, mas as coisas ficam ma

Como a Internet mudou a forma de nos comunicarmos?

  Em seu livro O poder da comunicação, o sociólogo e professor universitário Manuel Castells define o ato de se comunicar como “compartilhar significados por meio do intercâmbio de informação”. No entanto, ainda segundo o autor, “com a difusão da Internet, surgiu uma nova forma de comunicação interativa, caracterizada pela capacidade de enviar mensagens de muitos para muitos, em tempo real ou em um momento específico”. Em outras palavras, se até pouco tempo atrás os meios de comunicação podiam ser considerados “unidirecionais” -- ou seja, emissores de mensagens generalistas, que eram enviadas a partir de um único ponto para muitos receptores indiferenciados, através de livros, jornais, filmes, rádio e televisão --, hoje em dia, qualquer usuário pode não só criar e emitir a sua própria mensagem personalizada, como também prever e definir o perfil de seus possíveis receptores, sejam eles seguidores no Instagram, inscritos no YouTube, conexões no LinkedIn, ou contatos no WhatsApp. De acor

O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso?

  O Marketing de Afiliados é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são encarregadas da promoção da marca. Ficou interessado em se tornar um afiliado? Então confira este conteúdo Já f az alguns anos que o termo Marketing de Afiliados ganhou a internet, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente ele significa na prática. Essa forma de se trabalhar com o  marketing  é muito popular e vem fazendo com que pessoas consigam obter dinheiro com a internet, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Se você tem dúvidas a respeito do tema ou ainda não sabe qual alternativa do Marketing de Afiliados é a mais viável para a sua realidade, acompanhe o post de hoje e esclareça, definitivamente, as principais questões! O que é Marketing de Afiliados? Principalmente na última década, a internet tornou-se um ambiente fértil para empreendedores e até mesmo para aqueles que não estão totalmente inseridos no mundo dos negócios, mas busc