"Em comunicação não basta focar o destino é preciso observar a ponte" Carlos Parente (Obrigado! Van Gogh)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relações Públicas priorizam as Mídias Sociais em 2011

Relações Públicas priorizam as Mídias Sociais em 2011
O processo de comunicação mudou.Os profissionais de Relações Públicas se adaptaram às mídias sociais e precisam se conectar com seus clientes.


Profissionais de Relações Públicas e Marketing já entenderam sua responsabilidade da gestão das mídias sociais da sua empresa (direta ou indiretamente, através de uma Assessoria de Imprensa). Aliás, 23% dos profissionais de Marketing já admitem que os RRPPs estão liderando os esforços para aprimoramento das "conversas online".

Afinal, os grandes objetivos aqui são:
• Fortalecer o reconhecimento da marca;
• Conquista da confiança do cliente (Não é à toa que o Twitter e blogs foram as sensações das últimas eleições) ;
• Tornar a marca autêntica;
• Desenvolver lealdade à marca sem investir tempo e recursos muito significativos;
• Transformar clientes em fãs

E para acompanhar esse avanço na comunicação, os RRPPs também estão evoluindo. De acordo com relato da Vocus 2011 Planing Survey (realizada em dezembro de 2010), 67% dos profissionais de Relações Públicas dizem que suas empresas estão integrando cada vez mais as mídias sociais com sua estratégia. 69% diz que elas serão prioridade no seu trabalho daqui para frente.

No total, 80% dos profissionais de Relações Públicas admitem que mídias sociais serão muito importantes em 2011.

Veja o amadurecimento das mídias sociais no ambiente corporativo:

25% Contribuem agregando valor criando conteúdo;
23% Compartilham histórias relacionadas com a marca;
19% Participam de conversas;
17% Ouvem conversas sobre seu mercado e sua marca;
8% Não participam;
7% Respondem apenas quando necessário;

A confiança nas mídias sociais começa a se espalhar pelas grandes empresas. As organizações com faturamento anual de 750 milhões a 1 bilhão de dólares são os mais confiantes. 50% delas dizem criar valor através da criação de conteúdo. Já 29% das empresas de pequeno porte (com faturamento entre 1 e 5 milhões de dólares) ainda se mantêm "em sigilo".

Para 2011, o mix de marketing deverá mudar. Veja no gráfico abaixo que 69% das empresas pesquisadas pretendem aumentar seu investimento em mídias sociais:

Source: Vocus 2011 Planning Survey, December 2010


Seis em cada dez profissionais de RRPP (60%) dizem que seu trabalho será um desafio ainda maior em 2011. Orçamentos são citados como a principal razão (37%), seguido por uma variedade de opções (22%), meios de comunicação social (19%) e de mudanças rápidas (19%). Apenas 14% citam a economia como seu principal desafio.

Além disso, o budget da área está se diversificando. De acordo com o gráfico abaixo, 42% dos profissionais de RRPP dizem que seus orçamentos de marketing devem melhorar em 2011, contra apenas 29% que disseram o mesmo um ano antes:




Source: Vocus 2011 Planning Survey, December 2010.


Profissionais de SEO (Search Engine Optimization) e de Publicidade são os mais otimistas com 27% e 25%, respectivamente, de aumento significativo para o próximo ano. E o papel do profissional de Relações Públicas ganhará importância no mix de marketing de 2011, dizem 63% dos profissionais entrevistados. 31% informaram que o papel do RRPP será o mesmo e 5%, que o papel do RRPP será menos importante em 2011.


Em geral, profissionais de RRPP estão usando as mídias sociais de várias maneiras para substituir ou complementar as estratégias já existentes. Os profissionais mais bem sucedidos manterão seu foco na criação de relacionamentos ativo e irão realmente se envolver com os clientes para criarem "conversas reais". Não se trata de simplesmente criar um perfil no Twitter ou Facebook, mas como usar as plataformas online de forma a ajudar os clientes a, verdadeiramente, se conectarem com sua marca.


Gabriela Otto Nessy
É formada em Comunicação/Relações Públicas pela PUC-RS com pós graduação em Marketing pela ESPM e possui MBA Executivo pela FAAP-SP. É professora universitária no Senac e no MBA das Faculdades Rio Branco. Consultora de Marketing, hotelaria e luxo, além de responsável pelo Blog Propagando o Marketing - http://gabrielaotto.blogspot.com

*Material do porta Cidade Marketing, disponível em:http://www.cidademarketing.com.br/2009/ar/102/relaes-pblicas-priorizam-as-mdias-sociais-em-2011.html


Nenhum comentário: